REALIZAR CIRÚRGIA OU TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA-APRESNTAÇÃO DE CASO
AVALIAÇÃO FISIOTERÁPICA
A PACIENTE PROCUROU O SERVIÇO DE FISIOTERAPIA APÓS A REALIZAÇÃO DE CONSULTA CLÍNICA COM O ORTOPEDISTA.SEGUNDO A OPINIÃO DESTE PROFISSIONAL,O SEU DIAGNÓSTICO CLÍNICO TINHA INDICAÇÃO DE TRATAMENTO CIRÚGICO.FOI CITADO PELO MESMO QUE NÃO PRECISARIA DE REALIZAR QUALQUER TIPO DE REABILITAÇÃO E QUE O ATO CIRÚRGICO SERIA O CAMINHO A SER SEGUIDO.MESMO ASSIM,POR OPINIÃO DE FAMILIARES FOI ACONSELHADA A PROCURAR UM PROFISSIONAL DA FISIOTERAPIA.
HISTÓRICO
-PACIENTE COM 70 ANOS DE IDADE.
-PESO DENTRO DO NORMAL PARA SEU BIOTIPO.
-NÃO REALIZAVA ATIVIDADES DIÁRIAS QUE AFETASSEM A COLUNA.
-REALIZAVA ALGUM TIPO DE ATIVIDADE FISICA REFULARMENTE.
-REFERIA QUADRO DOLOROSO,MAS QUE NÃO IMPEDIA A REALIZAÇÃO DAS SUAS AVD´S.
-DOR SE MANIFESTAVA CONSOANTE APÓS A REALIZAÇÃO DE ALGUMAS ATIVIDADES.
-NUNCA TINHA REALIZADO REABILITAÇÃO PARA ESTE TIPO DE QUADRO CLÍNICO.
MPRESSÃO DIAGNÓSTICA
-RETIFICAÇÃO DA LORDOSE FISIOLÓGICA.
-DISCOARTROSE-L5-S1.
-DISCO HIPOPLÁSICO S1-S2(DEGENERAÇÃO).
-ABAULAMENTO DISCAL L5-S1.
DO TRATAMENTO FISIOTERÁPICO
FOI SOLICITADA PELA PACIENTE A MINHA OPINIÃO SOBRE O PROCEDIMENTO CIRÚGICO INDICADO.FOI-LHE RESPONDIDO DE QUE O TRATAMENTO CONSERVADOR GERALMENTE É O CAMINHO CORRETO A SER PERCORRIDO.QUE GERALMENTE ESSE É O PROCEDIMENTO ADOTADO PELA GRANDE MAIORIA DOS PROFISSIONAIS DA ORTOPEDIA.CITEI QUE O TRATAMENTO FISITERÁPICO NÃO IRIA REVERTER O QUADRO INSTALADO DE LESÃO DISCAL,OU DA DEGENERAÇÃO ARTICULAR PRESENTE.ORIENTEI PARA QUE REALIZASSE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO,COM O OBJETIVO DE MELHORAR SUA POSTURA,TRABALHAR O FORTALECIMENTO E ALONGAMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SEU CASO.APÓS A REALIZAÇÃO DO MESMO FARIA UMA REAVALIAÇÃO E SE OBSERVARIA O CAMINHO A SEGUIR,DEPENDENDO DOS RESULTADOS TERAPÊUTICOS.
FOI ESTABELECIDO ENTÃO UM PROGRAMA DE TRATAMENTO PARA O SEU CASO CLÍNICO.REALIZOU 10 SESSÕES DE FISIOTERAPIA E NÃO SE INTERESSOU NA CONTINUAÇÃO DO MESMO.SEGUNDO SUAS PALAVRAS "O MÉDICO DISSE QUE PARA RESOLVER O SEU PROBLEMA SÓMENTE COM A CIRÚRGIA",E ASSIM DECIDIU PELA REALIZAÇÃO DA MESMA.E INTERROMPEU A SUA REABILITAÇÃO POR CONTA PRÓPRIA.
FOI NESSE MOMENTO QUE DECIDI ME POSICIONAR E CITEI QUE ESTAVA PERDENDO UMA CHANCE DE PODER SE REABILITAR E TALVEZ NEM PRECISAR DE REALIZAR A SUA CIRÚRGIA.INFORMEI-LHE QUE NEM SEMPRE A ARTRODESE É UM PROCEDIMENTO IDEAL E INFALIVEL.QUE PELO SEU QUADRO CLÍNICO AINDA VALERIA A PENA FAZER SUA REABILITAÇÃO .ESTA IRIA IMPEDIR A EVOLUÇÃO DO SEU QUADRO CLINICO E QUEM SABE NÃO HAVERIA A NECESSIDADE DESSA INTERVENÇÃO.MAS INFELIZMENTE A PACIENTE NÃO ACEITOU MINHA OPINIÃO.
-AO LONGO DE TODOS OS ANOS DE ATENDIMENTO PROFISSIONAL VERIFIQUEI QUE.O PACIENTE QUANDO VEM JÁ COM INDICAÇÃO CIRÚRGICA,DIFICILMENTE ACEITA A OPINIÃO DO FISIOTERAPEUTA,NO QUE SE REFERE Á REVERSÃO OU PROTELAÇÃO DO ATO CIRURGICO.
O PROFISSIONAL DA FISIOTERAPIA,NÃO TEM O DIREITO NEM DEVE INTERFERIR NO DIAGNÓSTICO CLINICO E INDICAÇÃO DO ESPECIALISTA PARA A REALIZAÇÃO CIRÚRGICA.
NO ENTANTO TEMOS O DIREITO DE REALIZAR A REABILITAÇÃO E DAR UMA CHANCE AO PACIENTE E DE TENTAR CONSEGUIR EVITAR A REALIZAÇÃO DO ATO CIRÚRGICO, SALVO EM CASOS CLINICOS AGUDOS E INEVITÁVEIS,É CLARO.
E COMO PODEREMOS FAZER ISSO?REALIZAR UMA REABILITAÇÃO EFICIENTE,RES-PONSÁVEL,E USARMOS TODAS AS FERRAMENTAS QUE ESTÃO AO NOSSO ALCANCE PARA TENTAR DIMINUIR OU REVERTER OS SINTOMAS CLÍNICOS E REABILITAR O PACIENTE.
DESCRIÇÃO DO RESULTADO DO EXAME DA RESSANANCIA MAGNÉTICA
-ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS A NIVEL DE DISCO INTERVERTEBRAL L5-L6-REDUÇÃO DO ESPAÇO DISCAL L5-S1.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário