sábado, 11 de abril de 2020

COLUNA LOMBAR-EXAME RX


É SUFICIENTE SÓ O RX DA COLUNA PARA SE TER UM BOM DIAGNÓSTICO CLINICO ?



RELATO DE UM CASO EM QUE O PACIENTE,HOMEM,COM 50 ANOS DE IDADE, APRESENTAVA UM QUADRO DE ALGIA LOMBAR.FEZ SUA AVALIAÇÃO CLÍNICA ,FOI SOLCITADO EXAME RADIOGRÁFICO E APÓS O RESULTADO,TEVE INDICAÇÃO PARA TRATAMENTO FISIOTERÁPICO.NO ENTANTO POR CONTA PRÓPRIA PROCUROU TRATAMENTO ALTERNATIVO  COM O DA TÉCNICA DE MANIPULAÇÃO.REALIZOU 10 SESSÕES DE TERAPIA MANIPULATIVA.COMO A PRESENÇA DO QUADRO DOLOROSO AINDA PERSISTIA,RESOLVEU ENTÃO PROCURAR O TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA .


AVALIAÇÃO DE FISIOTERAPIA

QUANDO O PACIENTE SE APRESENTOU Á AVALIAÇÃO SÓMENTE APRESENTOU AS SUAS RADIOGRAFIAS.PELO HISTÓRICO DO QUADRO DOLOROSO PERSISTENTE E POR JÁ TER REALIZADO UM TRATAMENTO MANIPULATIVO,FOI SUGERIDO POR MIM QUE REALIZASSE UM EXAME MAIS APROFUNDADO.UMA RESSONANCIA OU TOMOGRAFIA PARA QUE PUDÉSSEMOS SABER AS REAIS CONDIÇÕES E IDENTIFICAR POSSIVEIS LESÕES DISCAIS O GRAU DA LESÃO.RELATEI QUE ISSO DARIA UM DIAGNÓSTICO PRECISO E PRECISÃO NA INDICAÇÃO CORRETA DO TRATAMENTO FISIOTERÁPICO A SER REALIZADO.ISSO FOI FEITO PELO PELO PACIENTE,E NO POST SEGUINTE : COLUNA LOMBAR-EXAME DE TOMOGRAFIA,DESCREVEREI O RESULTADO DO DIAGNÓSTICO CLÍNICO QUE FOI APRESENTADO NO EXAME.

A ÁVALIAÇÃO O PACIENTE CITOU,QUE SENTIA CONSTANTES DORES LOMBARES  E QUE POR ISSO PROCUROU ATENDIMENTO DE TERAPIA MANIPULATIVA.REALIZOU VÁRIAS SESSÕES DE MANIPULAÇÃO ,MAS NÃO TEVE REGRESSÃO DO QUADRO DOLOROSO.A DOR CONTINUOU E A PACIENTE RESOLVEU PROCURAR ATENDIMENTO DE FISIOTERAPIA.
-FOI REALIZADA A AVALIAÇÃO.MAS PELA PRESENÇA DA PERSISTENCIA DO QUADRO DOÇOROSO,FOI SOLICITADO EM EXAME MAIS APROFUNDADO E SÓMENTE APÓS A APRESENTAÇÃO DO MESMO SE INICIARIA O TRATAMENTO FISIOTERÁPICO.



O EXAME RADIOLOGICO 

O EXAME  RADIOLÓGICO NÃO APRESENTOU ALTERAÇÕES OU LESÕES SIGNIFICATIVAS NA  COLUNA A NÃO SER PRESENÇA DE OSTEÓFITOS LOMBARES.
TEMOS A EVIDENCIA DE UMA ALTERAÇÃO A NIVEL VERTEBRAL  LOMBAR,OU SEJA,AUMENTO DA LORDOSE LOMBAR FISIOLÓGICA:HIPERLORDOSE LOMBAR.CONSEGUE-SE OBSERVAR QUE O DISCO VERTEBRAL L5-S1 Á ESTÁ COMPROMETIDO.NO ENTANTO NÃO CONSEGUIMOS SABER COM EXATIDÃO A EXTENSÃO DA LESÃO DISCAL.

CONCLUSÃO

SÓ O EXAME DE RADIOGRAFIA DA COLUNA NESTE CASO NÃO FOI O SUFICIENTE PARA DAR UM DIAGNÓSTICO CLÍNICO DEFENITIVO DO PACIENTE.ISSO FOI CONFIRMADO APÓS A REALIZAÇAÕ DO  EXAME DE TOMOGRAFIA,NO POST  SEGUINTE :COLUNA LOMBAR-EXAME TOMOGRAFIA.POR ISSO É MUITO IMPORTANTE,EM CASOS SEMELHANTES,E QUE EM HAVENDO A POSSIBILIDADE DO PACIENTE REALIZAR EM EXAME MAIS APROFUNDADO,O FAÇA.ISSO DARÁ AO FISIOTERAPEUTA UMA SEGURANÇA E GARANTIA DE UM CORRETO TRATAMENTO FISIOTERÁPICO.



IMAGENS RADIOGRÁFICAS PARA ESCOLIOSE

-NÃO APRESENTA DESVIO ESCOLIÓTICO.












RADIOGRAFIA : ANTERO-POSTERIOR DA COLUNA LOMBAR




IMAGENS DE PERFIL-LATERL DA COLUNA LOMBAR




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOR LOMBAR-PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL

A IMPORTÂNCIA DA DOR LOMBAR NA SAÚDE PUBLICA E NAS ATIVIDADES LABORAIS  DEVIDO AO GRANDE IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA NACIONAL E MUNDIAL,VOU INI...