CERVICOBRAQUIALGIA
APRESENTAÇÃO DE CASO:
PACIENTE COM DOR NA REGIÃO CERVICAL IRRADIADA PARA MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO.
ANATOMIA DA REGIÃO CERVICAL
DIACNÓSTICO CLINICO
-CERVICOBRAQUIALGIA.
TRATAMENTO CLÍNICO
-ALGIA ACENTUADA NA REGIÃO CERVICAL E MS ESQUERDO.
-INDICAÇÃO PARA USO DE COLAR CERVICAL.
-RECEITADO MEDICAÇÃO ANALGÉSICA E ANTIFLAMATÓRIA.FEZ APLICAÇÃO DE 06 AMPOLOAS DE DEXACITONEURIM.
-TEVE INDICAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE REPOUSO POR PELO MENOS UMA SEMANA,MAS O PACIENTE,NÃO O REALIZOU.
RX COLUNA CERVICAL
AVALIAÇÃO DE FISIOTERAPIA
O PRIMEIRO EXAME SOLICITADO FOI RADIOGRAFIA DA CERVICAL.
-RX COM ALTERAÇÕES DOS CORPOS VERTEBRAIS CERVICAIS.
-E COM DIMINUIÇÃO DOS ESPAÇOS DISCAIS.
RX-PERFIL-COLUNA CERVICAL
RX -PANORÃMICA DA COLUNA VERTEBRAL
RAIO X-PANORAMICA COLUNA LOMBAR
RESSONANCIA MAGNÉTICA
-FOI REALIZADO O SEGUNDO EXAME,DEVIDO HÁ NÃO REGRESSÃO DO QUADRO DOLOROSO.
-FORAM IDENTIFICADOS LESÕES DE DISCO INTERVERTEBRAL,ESTREITAMENTO
DO CANAL A NIVEL C5-C6-C6-C7,REDUÇÃO ESPAÇO DOS FORAMES VERTEBRAIS, ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS AO NIVEL DAS ARTICULAÇÕES INTERAPÓFISÁ RIAS.ESPONDILODISCOUNCOARTROSE.
-APÓS ABSERVAÇÃO DESTE EXAME O PACIENTE FOI ORIENTADO PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIA.
AVALIAÇÃO DE FISIOTERAPIA
PACIENTE RELATOU Á AVALIAÇÃO QUE TINHA UM QUADRO DE FORTES DORES A NIVEL CERVICAL,COM IRRADIAÇÃO DOLOROSA PARA MS ESQUERDO.O QUADRO JÁ PERMANECIA HÁ MAIS DE TRÊS MESES.DORES QUE DIMINUIAM DURANTE O DIA MAS QUE AUMENTAVAM Á NOITE E AO REPOUSO.
-REALIZOU CONSULTA CLINICA,AONDE FOI SOLICITADO EM PRIMEIRO LUGAR RADIOGRAFIAS DA CERVICAL E DA COLUNA LOMBAR.FOI RECEITADO MEDICAMENTO ANTIINFLAMATÓRIO.COMO A DOR AINDA PERSISTIA RETORNOU PARA REAVALIAÇÃO CLINICA E FOI SOLICITADO EXAME DE RESSONANCIA MAGNÉTICA.NESTE CONSTATOU-SE A PRESENÇA DE LESÕES DISCAIS E ALTERAÇÕES ARTICULARES DEGENERATIVAS.
-CITA O PACIENTE QUE DESDE O INICIO TINHA SIDO SOLICITADO O TRATAMENTO FISIOTERÁPICO,SENDO QUE O MESMO NÃO QUIS REALIZÁ-LO.APÓS O RESULTADO DO EXAME DA RESSONANCIA ,TEVE INDICAÇÃO CIRÚRGICA.
COM A INDICAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE CIRÚRGIA,O PACIENTE FICOU MUITO PREOCUPADO E SÓ ENTÃO DECIDIU PROCURAR UM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO.ATÉ CHEGAR AO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA,DEMOROU POR VOLTA DE TRES MESES.
-COM QUADRO ÁLGICO ACENTUADO,APESAR DO USO DO CORTICÓDE QUASE NÃO HOUVE DIMINUÇÃO DA DOR.A ALGIA NOTURNA ERA PREDOMINANTE E CONTANTE.DURANTE O DIA HAVIA UMA DI-MINUIÇÃO,QUE LHE PERMITIA TRABALHAR.PACIENTE QUE REALIZAVA TRABALHO SENTADO.NÃO SE EXERCITAVA REGULARMENTE.TEVE INDICAÇÃO CIRURGIA,DEVIDO Á NÃO REGRESSÃO DOS SINTOMAS.O PACIENTE DECIDIU RECORRER Á FISIOTERAPIA,APÓS A INDICAÇÃO CIRURGICA.OS MEDICAMENTOS FORAM REPETIDOS E NÃO FORAM SUFICIENTES PARA DIMINUIR O QUADRO DOLOROSO.
TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA
O TRATAMENTO SERÁ COMENTADO NO POST SEGUINTE : FISIOTERAPIA CERVICOBRAQUIALGIA.
CABE AQUI RESSALTAR QUE O PACIENTE NÃO TINHA DEMONSTRADO,NENHUM INTERESSE EM FAZER SEU TRATAMENTO FISIOTERÁPICO.FOI SÓMENTE O RECEITO DA REALIZAÇÃO DO TRATAMENTO CIRÚRGICO QUE O LEVOU A MUDAR DE IDEIA.E AI SÓMENTE APÓS 03 MESES RESOLVER REALIZAR SEU TRATAMENTO FISIOTERÁPICO.
INFELIZMENTE ESTA É UMA ATITUDE QUE OCORRE FREQUENTEMENTE.O PACIENTE DEIXA QUE OS SINTOMAS SE AGRAVEM ,QUE SE CHEGUE A UM QUADRO CRÓNICO PARA PROCURAREM REALIZAR UMA REABILITAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário