sábado, 25 de abril de 2020

SINAL DE TRENDELEMBURG NO QUADRIL



EXAME FISICO DO QUADRIL E O TESTE DE TRENDELEMBURG




QUANDO REALIZAMOS O EXAME FISICO DO QUADRIL,REALIZA-SE VÁRIOS TESTES ESPECIAIS,ATRAVÉS DOS QUAIS AVALIAMOS A INTEGRIDADE DA FUNÇÃO MUSCULAR,PRESENÇA SE CONTRATURAS MUSCULARES,E A PRESENÇA DE PATOLOGIAS DO QUADRIL.OS TESTES PRINCIPAIS PARA SE DETETAR ESSAS ALTERAÇÕES AO NIVEL DO QUADRIL SÃO:
1-O TESTE DE DE TRENDELENBURG.
2-O TESTE DE THOMAS.
3-O TESTE DE PATRICK.
4-O TESTE DE ORTOLANI.
5-O TESTE DE OBER.
6-A MEDIDA DE COMPRIMENTO DOS MEMBROS INFERIORES.




Posterior Hip Muscles 3.PNG


TESTE DE TRENDELENBURG

NESTE POST SERÁ DESCRITO SÓMENTE ESTE TESTE.É UM TESTE MUITO IMPORTANTE NA AVALIAÇÃO DO QUARIL,PORQUE VÁRIAS PATOLOGIAS DO QUADRIL AFETAM OS ABDUTORES DO QUADRIL.
FREIDRICH TRENDELENBURG NO ANO DE 1895 DESCREVEU UM SINAL CLÍNICO,USADO PARA SE AVALIAR A INTEGRIDADE  DA FUNÇÃO DA MUSCULATURA ABDUTORA DO QUADRIL(GLÚTEO MÁXIMO,MÉDIO E MINIMO,E O TENSOR DA FÁSCIA LATA).

QUANDO ESTAMOS NA POSIÇÃO ORTOSTÁTICA  O NORMAL É QUE CADA MEMBRO INFERIOR  SUPORTE E SUSTENTE METADE DO PESO CORPORAL.QUANDO SE LEVANTA POR EXEMPLO O MEMBRO INFERIOR DIREITO,O MEMBRO ESQUERDO TERÁ QUE SUPORTAR TODO O PESO CORPORAL.COM ISSO O TRONCO SE DESLOCA NA DIREÇÃO DO DO MEMBRO DO APOIO OU SEJA PARA O LADO ESQUERDO.
A INCLINAÇÃO CORPORAL PARA O LADO ESQUERDO É REALIZADA PELA AÇÃO DA MUSCULATURA ADBUTORA.A FORÇA DE CONTRAÇÃO É EXERCIDA NAS SUAS ORIGENS NA PELVE.DESSA MANEIRA,A PELVIS INCLINA PARA O LADO ESQUERDO,DO APOIO E A PELVIS DO LADO DIREITO SOBE DO LADO QUE NÃO TEM O MEMBRO APOIADO.

SINAL POSITIVO

O SINAL DO TESTE É POSITIVO QUANDO?QUANDO OCORRE A QUEDA,DESCIDA DA PELVIS DO LADO DO MEMBRO DE APOIO,AO INVÉS DA PELVIS SE ELEVAR. 

DOR NO JOELHO CAUSADA POR FRAQUEZA DOS GLÚTEOS - OLHARFISIO



ESTE É O SINAL CLINICO REPRESENTATIVO DE UMA DEBILIDADE DO GLUTEOMÉDIO.QUANDO REALIZAMOS O APOIO NUMA PERNA,O MÚSCULO GLUTEO MÉDIO CONTRALATERAL SE CON-TRAI  PARA MANTER A ESTABILIDADE DO QUADRIL.

QUANDO EXISTE UMA DEBILIDADE DESTE MÚSCULO ,NÃO SE CONSEGUE TER UMA ESTABILI-DADE DO QUADRIL.DESSE MODO QUANDO SE FAZ O APOIO DA PERNA SÃ,O QUADRIL DO LA- DO DA PERNA OPOSTA SE INCLINA NO SENTIDO PARA BAIXO.ISTO GERALMENTE OCORRE COM MAIS FREQUENCIA NAS PATOLOGIAS:

1-LUXAÇÃO CONGÉNITA DO QUADRIL
2-PARALISIA DO NERVO GLUTEO SUPERIOR
3-HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
4-DEGENERAÇÃO DA ARTICULAÇÃO DO QUADRIL
5-ENFERMIDADE DE LEGG-CALVÉ-PHERTES






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOR LOMBAR-PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL

A IMPORTÂNCIA DA DOR LOMBAR NA SAÚDE PUBLICA E NAS ATIVIDADES LABORAIS  DEVIDO AO GRANDE IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA NACIONAL E MUNDIAL,VOU INI...