quarta-feira, 15 de abril de 2020

FISIOTERAPIA-JOELHO-PÓS CIRÚRGICO DE LCA


PÓS CIRÚRGICO DE LCA-REABILITAÇÃO


FISIO RESPONSÁVEL ; ARMINDO SÉNICA PERDIGÃO



INTRODUÇÃO

CIRURGIA DO LCA,É A CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR OU LCA. 
-A SUA PRINCIPAL FUNÇÃO É FAZER COM QUE A TIBIA AO REALIZAR SEU MOVIMENTO EVITANDO QUE ELA SE DESLOQUE PARA A FRENTE EM RELAÇÃO AO OSSO FEMURAL.OU SEJA PERMITE A ESTABILIZAÇÃO DO JOELHO DURANTE A REALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS ARTICULARES.



AVALIAÇÃO DE FISIOTERAPIA







-INICIOU A FISIOTERAPIA NO TERCEIRO DIA DO  PÓS-CIRÚRGICO.
-CHEGOU DEAMBULANDO ,CLAUDICANDO E SEM FAZER USO DE MULETAS( INDICAÇÃO DO CI- RURGIÃO).SEGUNDO O PROFISSIONAL NÃO PRECISARIA DE APOIO COM MULETAS.
-VEIO DIRIGINDO SEU VEICULO.
-EDEMA ACENTUADO DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO E PERNA DIREITA.
-NÃO REFERIU DOR ARTICULAR.
-FOI SOLICITADO POR MIM QUE NÃO DIRIGISSE,ENQUANTO NÃO FOSSEM REALIZADAS AS PRIMEIRAS 10 SESSÕES DE FISIOTERAPIA.ISTO PARA EVITARMOS QUE POR ALGUM MOTIVO O PACIENTE TIVESSE ALGUMA INTERCORRENCIA DURANTE SUA CONDUÇÃO.ISSO  PODERIA PREJUDICAR SUA REABILITAÇÃO E ATÉ PODERIA TER UMA LESÃO LIGAMENTAR.SUJESTÃO ACEITA PELO PACIENTE. 

TRATAMENTO FISIOTERÁPICO

NÃO É MINHA INTENÇÃO PROPOR NESTE POST QUALQUER PROTOCOLO OU DESCREVER O PROTOCOLO USADO PARA ESTA REABILITAÇÃO.A INTENÇÃO É TÃO SÓMENTE DE MOSTRAR COMO FOI ATRAVÉS DE ILUSTRAÇÕES A EVOLUÇÃO DA REABILITAÇÃO DE UM PACIENTE QUE POSSUI UMA BOA MUSCULATURA E QUE REALIZAVA  ATIVIDADES FISICAS REGULARES.
PARA A REABILITAÇÃO DO PÓS-CIRURGICO DO LCA É MUITO IMPORTANTE A CONDIÇÃO MUSCULAR DO PACIENTE.EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE PACIENTE QUE NÃO REALIZA ATIVIDADE E O QUE FAZ.ESSA CONDIÇÃO DEFENIRÁ O NOSSO PROGRAMA DE TRATAMENTO E SE PUDEREMOS USAR UM PROTOCOLO CONSERVADOR OU ACE- LERADO.DEVIDO AO FATO DE SER ATLETA,DE REALIZAR EXERCICIOS REGULARMENTE,PÔDE-SE OPTAR PELA REALIZAÇÃO DE  UM PROTOCOLO ACELERADO DE REABILITAÇÃO.
-DESSE MODO FOI ESTABELECIDO UM PROGRAMA DE TRATAMENTO PARA SER REALIZADO EM 30 SESSÕES.AO FINAL DESTAS SERIA REALIZADO UMA REAVALIAÇÃO E DEPENDENDO DA EVOLUÇÃO ,SE DISCUTIRIA A VIABILIDADE DE CONTINUAR O PROCESSO DE REABILITAÇÃO.FORAM REALIZADAS 30 SESSÕES DE FISIOTERAPIA,E AO FINAL DESTAS,FOI REALIZADO  UMA REAVALIAÇÃO.  


CONCLUSÃO

APÓS O TÉRMINO DAS 30 SESSÕES,CONCLUI QUE O PACIENTE ESTAVA APTO PARA VOLTAR ÁS SUAS ATIVIDADES LABORAIS.



FOTO ILUSTRATIVA DA CIRURGIA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR
-EDEMA ACENTUADO NA ARTICULAÇÃO DO JOELHO D





FOTO ILUSTRATIVA DAS EQUIMOSES OCASIONADAS PELO AÇÃO DO ATO CIRÚRGICO
(EQUIMOSE=SANGRAMENTO NO TECIDO SUB CUTANEO)






















FASE INTERMEDIÁRIA DA REABILITAÇÃO
-REAVALIAÇÃO DO PACIENTE COM 15 SESSÕES REALIZADAS.







FASE FINAL DA REABILITAÇÃO

-TÉRMINO DA REABILITAÇÃO.
-FORAM REALIZADAS 30 SESSÕES DE FISIOTERAPIA.
-FOI REALIZADA A REAVALIAÇÃO E CONCLUI QUE O PACIENTE ESTAVA APTO PARA VOLTAR AO SEU TRABALHO.
-FOI ORIENTADO PARA QUE CONTINUASSE REALIZANDO ATIVIDADES FISICAS E PRESERVANDO MOVIMENTOS DE AGACHAMENTO COM USO DE PESOS.FAZER ATIVIDADES MUSCULARES DE LEGPRESS.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOR LOMBAR-PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL

A IMPORTÂNCIA DA DOR LOMBAR NA SAÚDE PUBLICA E NAS ATIVIDADES LABORAIS  DEVIDO AO GRANDE IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA NACIONAL E MUNDIAL,VOU INI...