quarta-feira, 15 de abril de 2020

FISIOTERAPIA-ARTRODESE DA COLUNA LOMBAR--PÓS CIRÚRGICO



TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA NO PÓS-CIRÚGICO DE ARTRODESE LOMBAR(CONTINUAÇÃO)





ESTE POST É A CONTINUAÇÃO DO CASO POSTADO ANTERIORMENTE,EM QUE A PACIENTE RESOLVE INTERROMPER SUA REABILITAÇÃO E DECIDIU REALIZAR A INTERVENÇÃO CIRÚRGICA.A PACIENTE TINHA DIAGNÓSTICO CLÍNICO DE ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS DISCAIS.APÓS A REALIZAÇÃO DA ARTRODESE LOMBAR RETORNOU PARA A REALIZAÇÃO DE SEU TRATAMENTO FISIOTERÁPICO.


AVALIAÇÃO FISIOTERAPEUTICA

A PACIENTE REALIZOU O ATO CIRÚRGICO,ARTRODESE LOMBAR E RETORNOU PARA REALIZAR SUA REABILITAÇÃO PÓS-CIRÚRGICA.APRESENTOU DIMINUIÇÃO DO QUADRO ALGICO,E COM DIFICULDADE DE DEAMBULAR.REALIZOU 10 SESSÕES DE FISIOTERAPIA PARA REABILITAÇÃO PÓS CIRÚRGICA.MAIS UMA VEZ NÃO CONCLUIU O PLANO DE REABILITAÇÃO PRÉ-ESTABELICIDO E DESISTIU DA FISIOTERAPIA.SEGUNDO SUA OPINIÃO ACHOU QUE JÁ ESTAVA BEM E QUE IRIA REALIZAR TRATAMENTO DE ACUMPUNTURA E HIDROTERAPIA.FOI ESCLARECIDO DA IMPORTANCIA DO TÉRMINO DA REABILITAÇÃO.QUE A HIDROTERAPIA É UMA OPÇÃO VIÁVEL MAS PARA UMA ETAPA MAIS PARA A FRENTE.O FATO DE A DOR TER DIMINUIDO AINDA NÃO ERA UM FATO TERMINADO,UMA VEZ QUE ESTAVA SOB FEITO DE ANTIINFLAMATÓRIOS E ANALGÉSICO.SOLICITEI QUE AGUARDASSE MAIS UNS 15 A 30 DIAS E SEM EFEITO DE MEDICAÇÃO.MAS INFELIZMENTE A DECISÃO ESTAVA TOMADA.


CONCLUSÃO

PACIENTE CONCLUIU QUE ESTAVA SE SENTINDO BEM E QUE ENTÃO, SEGUNDO SUA OPINIÃO NÃO PRECISARIA DE TERMINAR O PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PREVIAMENTE ESTABELECIDO.
INFELIZMENTE ESSA ATITUDE OCORRE FREQUENTEMENTE. O  QUE LEVA O PACIENTE A FAZER SEU TRATAMENTO É A PRESENÇA DA DOR E LIMITAÇÕES  ADVINDAS DA MESMA.UMA VEZ NÃO TER MAIS SINTOMAS DOLOROSOS E NÃO TER LIMITAÇÕES,JÁ NÃO DEMONSTRA MAIS INTERESSE EM CONTINUAR SUA REABILITAÇÃO.
NO CASO DA PACIENTE EM QUESTÃO,TIVE A OPORTUNIDADE DE ACOMPANHAR OS PASSOS QUE DEU.MS UM FATO QUE ME CHAMOU Á ATENÇÃO FOI  A PERSISTENCIA DA DOR LOMBAR.A PACIENTE NA VERDADE JAMAIS DEIXOU DE TÊ-LA.HOUVE UMA DIMINUIÇÃO DA DOR NO PRIMEIRO MÊS DO PÓS CIRURGICO,MAS ELA SE MANTEVE CONSTANTE.APESAR DE TER REALIZADO VARIAS SESSÕES DE ACUNPUNTURA E HIDROTERAPIA,A DOR SE MANTEVE PRESENTE.A PACIENTE ATÉ POR CONTA DISSO,RESOLVER ADUIRIR UM COLETE LOMBAR,O QUALTAMBÉM DE NADA ADIANTOU.
CONCLUO QUE O ATO CIRÚRGICO NÃO RESOLVEU O QUADRO ÁLGICO DA PACIENTE,UMA VEZ QUE AS DORES LOMBARES ESTÃO E CONTINUAM PRESENTES.

A CIRÚRGIA, NESTE CASO NÃO FOI REALIZADA  COM  O INTUITO DE CESSAR A ALGIA LOMBAR,E ESTABILIZAR A COLUNA?   
-A CIRURGIA AFINAL É O ÚNICO RECURSO QUE O PACIENTE TEM E QUE ESPERA QUE VÁ RESOLVER O SEU PROBLEMA?VAMOS REFLETIR ACERCA DE!


ACOMPANHAMENTO DA PACIENTE

-APÓS 04 ANOS TENHO CONTATADO REGULARMENTE COM A PACIENTE.NUNCA MAIS PROCUROU SERVIÇO DE FISIOTERAPIA.REALIZOU POR CONTA TRATAMEN- TOS ALTERNATIVOS: ACUPUNTURA,HIDROTERAPIA,MASSAGENS USO DE ORTESE PARA ESTABILIZAR A LOMBAR.PACIENTE DURANTE TODOS ESTES ANOS DE PÓS CIRURGIA,CONTINUA COM A MESMA DOR REFERIDA LOMBAR,QUE CHEGA SER INCAPACITANTE.VOLTOU A USAR REGULARMENTE ORTESE DE COLUNA LOMBAR.
RECENTEMENTE A PACIENTE SOFREU UM ACIDENTE EM CASA,TEVE UMA QUEDA DE UMA ESCADA .ISSO FOI UM FATOR A MAIS PARA CAUSAR O AUMENTO DA DOR LOMBAR.POR SORTE NÃO TEVE PROBLEMA MAIS GRAVE,POR EXEMPLO PODERIA TER UMA LESÃO VERTEBRAL.



FISIO RESPONSÁVEL : ARMINDO SÉNICA PERDIGÃO



RX-DE CONTROLE PÓS-CIRÚGICO:

-DA CIRÚRGIA DE ARTRODESE LOMBAR A NIVEL L5-S1









































=






Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOR LOMBAR-PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL

A IMPORTÂNCIA DA DOR LOMBAR NA SAÚDE PUBLICA E NAS ATIVIDADES LABORAIS  DEVIDO AO GRANDE IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA NACIONAL E MUNDIAL,VOU INI...