APLICAÇÃO TERAPÊUTICA DO FRIO
SEGUNDO O PESQUISADOR KENNETH L.KNIGTH,AUTOR DO LIVRO:CRIOTERAPIA NO TRATAMENTO DAS LESÓES ESPORTIVAS,DEFENIU MUITO BEM O QUE É A CRIOTERAPIA.DISSE QUE A CRIOTERAPIA É A TERAPIA COM FRIO.
-E NO QUE CONCISTE A TERAPIA COM FRIO?É UMA APLICAÇÃO TERAPEUTICA DE UMA SUBSTANCIA NO CORPO,QUE RESULTE NA REMOÇÃO DO CALOR CORPORAL,DIMINUINDO A TEMPERATURA TECIDUAL.
-A CRIOTERAPIA ABRANGE VÁRIAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS,QUE PODE UTILIZAR O FRIO,NA FORMA LIQUIDA,SÓLIDA OU GASOSA.
COMO PODEMOS OBSERVAR PELA DESCRIÇÃO FEITA POR KNIGTH,A CRIOTERAPIA NÃO É UMA TÉCNICA TERAPEUTICA TÃO SIMPLES QUANTO POSSA PARECER.OBSERVA-SE QUE EM VIRTUDE DA FALTA DO CONHECIMENTO APROFUNDADO DE COMO USAR ESTA TÉCNICA,OS RESULTADOS TERAPEUTICOS QUE QUEREMOS NÃO SÃO ALCANÇADOS.POR ISSO O PROFISSIONAL QUE PRETENDE USÁ-LA DEVERÁ ANTES DO MAIS ESTUDAR A FUNDO DE COMO SE DEVE USAR A CRIOTERAPIA.SÓMENTE APÓS ADQUIRIR ESTES CONHECIMENTOS,TAIS SEJAM POR EXEMPLO,MÉTODO DE APLICAÇÃO,EFEITOS E CONTRA-INDICAÇÕES PODERÁ SABER APLICAR ESTA TÉCNICA.
-POR ISSO A IMPORTANCIA DESTE POST,NO QUAL IREI FALAR UM POUCO DO QUE É A CRIOTERAPIA E SUAS APLICAÇÕES.É UM ASSUNTO MUITO EXTENSO E DESTE MODO NÃO SERÁ POSSIVEL NUM POST,FALAR ACERCA DE TUDO.PROCURAREI DAR ENFASE AOS TÓPICOS PRINCIPAIS.O FOCO PRINCIPAL DESTE POST É PARA O USO E APLICAÇÃO NA AREA DE ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA.
FISIOLOGIA
O PRIMEIRO DOMINIO QUE TEMOS QUE TER É SOBRE A FISIOLOGIA DO USO DELA.COM A APLICAÇÃO DO FRIO,BUSCAMOS REMOVER A ENERGIA TERMICA OU SEJA RETIRAR O CALOR DAQUELE LOCAL DO TECIDO.ASSIM CONSEGUIMOS REDUZIR A TAXA METABÓLICA,PROMOVENDO UMA DIMINUIÇÃO DA NECESSIDADE DO USO DE OXIGÉNIO CELULAR.OCORRE VASOCONSTRIÇÃO CAPILAR,DIMIUINDO FLUXO SANGUINEO LOCAL.HÁ A DIMINUIÇÃO DAS FIBRAS NERVOSAS SENSITIVAS,NAS RÁPIDAS E LENTAS.PORTANTO ISSO É TUDO QUE PRECISAMOS PARA REDUZIR O QUADRO INFLAMATÓRIO E DOLOROSE,OCASIONADO NUM PÓS-TRAUMA.
-PARA SE CONSEGUIR UM BENEFICIO TERAPEUTICO,A TEMPERATURA LOCAL TERÁ QUE ESTAR POR VOLTA DOS 13,8 GRAUS, PARA OCORRER UMA REDUÇÃO IDEAL DO FLUXO SANGIENEO.PRÓXIMO DO VALOR DE 14,4 GRAUS CONSEGUE-SE UMA ANALGESIA IDEAL.
-AO REALIZAR ESTA TÉCNICA DEVEMOS ESTAR ATENTOS NO QUE SE REFERE Á MASSA CORPORAL DO PACIENTE.EM INDIVIDUOS COM POUCA ADIPOSIDADE,O RESFRIAMENTO MUSCULAR É MUITO MAIS RÁPIDO.ISTO OCORRE EM VIRTUDE DE QUE A GORDURA SE CONSTITUI NUM FATOR ISOLANTE TERMICO,DIFICULTANDO O RESFRIAMENTO MUSCULAR.A GORDURA POSSUI MENOS DA METADE DA CONDUTIVIDADE QUE OS MUSCULOS. CITO AS VÁRIAS RESPOSTAS FISIOLÓGICAS :
1-PROVOCA A VASOCONSTRIÇÃO.
2-A DIMINUIÇÃO DA TAXA DO METABOLISMO.
3-A DIMINUIÇÃO DE CATBÓLITOS CELULARES.
4-DIMINUIÇÃO DA ALGIA(DOR).
5-REDUÇÃO DO FLUXO SANGUINEO LOCAL.
6-AUMENTO DA RIGIDEZ ARTICULAR.
7-DIMINUIÇÃO DA ESPASTICIDADE.
8-DIMINUIÇÃO DA VELOCIDADE DA CONDUÇÃO NERVOSA.
9-LIBERAÇÃO DE ENDORFINAS
10-CAUSA RELAXAMENTO.
11-QUEBRA-SE O CICLO ESPASMO-DOR.
12-PERMITE O AUMENTO DE ADM.
13-CAUSA REDUÇÃO DO PROCESSO INFLAMATÓRIO
INDICAÇÕES
ESTÁ INDICADA A CRIOTERAPIA PARA: USO NOS TRAUMAS A NIVEL MUSCULO-ÉSQUELÉTICOS,COM O OBJETIVO DE CONSEGUIRMOS, A REDUÇÃO DO PROCESSO INFLAMATÓRIO .AO SE CONSEGUIR ISSO TAMBÉM DIMINUIREMOS O QUADRO ALGICO,E REDUÇÃO DO PROCESSO DE EDEMA .
CONTRA-INDICAÇÕES
SEMPRE QUE FORMOS USAR O FRIO,É BOM TERMOS CUIDADO E SABER QUAIS OS PACIENTES ,COMO SER APLICADO E OS QUE PODEM FAZER USO:
1-CUIDAR COM OS PACIENTES HIPERTENSOS,QUE PODERÃO TER AUMENTO SUBITO DA PRESSÃO.
2-NÃO APLICAR EM FERIDAS ABERTAS
3-NAÕ USAR NA ENFERMIDADE DE REYNAULD-PORQUE TEEM CONSTRIÇÃO DE ARTERIAS E ARTRIOLAS NAS EXTREMIDADES.O FRIO PODE OCASIONAR UM FECHAMENTO COMPLETO DOS VASOS E AUMENTAR O QUADRO CIANÓTICO.
4-NÃO USAR EM PACIENTE COM HEMOGLOBINURIA PAROXISTICA-PORQUE O FRIO PODE LIBERAR A HEMOGLOBINA E ESTA APARECE NA URINA.
5-NÃO USAR EM PORTADORES DE CRIOGLOBOLINEMIA AS CRIOGLOBOLINAS (PROTEINAS)PRESENTES NO SANGUE,QUE PELA AÇÃO DO FRIO,SE TRANSFORMAM NUM GEL E CAUSAR ISQUEMIA OU GANGRENA.
6-CUIDAR AO USAR EM AREAS ANESTESIADAS.EM PACIENTES COM NEUROPATIA,NO CASO DIABÉTICAS,HANSENIASE OU LESÃO DE NERVO.
7-NÃO USAR EM PACIENTES COMATOSOS.
8-NÃO USAR EM CRIANÇAS PEQUENAS.
9-NÃO USAR EM PACIENTES COM DISTURBIOS PSIQUIÁTRICOS.
10-NÃO USAR SOBRE OS OLHOS.
11-TER CUIDADO AO USAR SOBRE O TRAJETO DE NERVOS PERIFÉRICOS.
12-NÃO USAR EM PACIENTES COM INSUFICIENCIA AGUDA E CRONICA.
13-SEMPRE PERGUNTAR AO PACIENTE SE TEM ALGUMA HIPERSENSIBILIDADE AO FRIO.EM CASO DE DUVIDA FAZER O TESTE.SÓ APLICAR O GELO SOBRE A PELE ATÉ 30 SEGUNDOS,QUE CONSEGUIREMOS IDENTIFICAR A HIPERSENSIBILIDADE.
TÉCNICAS DE APLICAÇÃO
EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DO FRIO,E CADA UMA DELAS VAI APRESENTAR UMA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA.PORTANTO CADA UMA DELAS AO SER USADA DEVE-SE OBSERVAR O TEMPO DE APLICAÇÃO NECESSÁRIO PARA SE ALCANÇAR A TEMPERATURA TERAPEUTICA IDEAL.POSSO CITAR AS TÉCNICAS MAIS USADAS:
1-MASSAGEM COM USO DE GELO.
2-COM SPRAY.
3-POR IMERSÃO.
4-COM USO DE COMPRESSAS FRIAS.
5-COM USO DE BOLSA DE GELO.
6-COM USO DE APLICAÇÃO DA CRIOTERAPIA POR APARELHO ELETRÓNICO,O QUAL RESFRIA O AR AMBIENTE ATÉ -30 GRAUS.
7-TECNICA DE CONTRASTE FRIO/CALOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário