quinta-feira, 6 de maio de 2021

QUAL O TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA INDICADO PARA A CERVICALGIA

  

UM TRATAMENTO  PARA TRATAR UMA CERVICALGIA !


A MAIORIA DE NÓS FISIOTERAPEUTAS EM ALGUM MOMENTO JÁ PASSOU POR UMA SITUAÇÃO SEMELHANTE.AFINAL QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA TRATAR E REABILITAR O PACIENTE COM DIAGNÓSTICO CLÍNICO DE CERVICALGIA!PODERIA SE APLICAR POR EXEMPLO A UMA LOMBALGIA OU LOMBOACIATALGIA.MAS NESTE POST O ENFOQUE SERÁ A REGIÃO CERVICAL.EXISTEM DIVERSAS FORMAS DE ABORDAGENS TERAPÊUTICAS, CINESIOTERAPIA, RPG,MANIPULAÇÃO,MOBILIZAÇÃO,ENFIM,QUE TEORICAMENTE PODEM SER UTILIZADAS. DESDE TÉCNICAS TERAPÊUTICAS COM COMPROVAÇÃO E EMBASAMENTO CIENTÍFICO ATÉ O USO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS.


O PACIENTE SE APRESENTOU COM O DIAGNÓSTICO CLÍNICO DE CERVICALGIA E AGORA O QUE FAZER?

O ROTEIRO QUE DESCREVEREI A SEGUIR É O QUE REALIZO DURANTE MINHA  AVALIAÇÃO.O MEU OBJETIVO É O DE MOSTRAR ESTE PROCEDIMENTO O QUAL PENSO SER COERENTE PARA CHEGARMOS AO NOSSO OBJETIVO FINAL. 
1-HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL-INVESTIGAREMOS A CRONOLOGIA DA PATOLOGIA,O INICIO,AS CIRCUNSTÂNCIAS,FATORES AGRAVANTES DA MESMA.
2-EM SEGUNDO LUGAR É IMPORTANTE SABER E IDENTIFICARMOS QUAL O MECANISMO CAUSADOR DA CERVICALGIA.SE É CAUSADO POR EXEMPLO POR:DISTÚRBIOS MECÂNICOS,ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS ARTICULARES,COMPRESSÃO RADICULARES, TENSIONAL,ENCURTAMENTOS MUSCULARES,CAUSAS POSTURAIS,TRAUMA,PÓS-CIRÚRGICO. PARA ISSO TEMOS DE TER ACESSO A TODOS EXAMES  COMPLEMENTARES QUE POSSAM IDENTIFICAR A PRESENÇA OU NÃO DE ALTERAÇÕES. 
3-A HISTÓRIA PREGRESSA-PARA REUNIRMOS DADOS DO HISTÓRICO DE VIDA E SAÚDE DO PACIENTE.
4-DE POSSE DESTES DADOS PODEREMOS COMEÇAR A TRAÇAR OS NOSSOS OBETIVOS DE TRATAMENTO.ESTES PASSOS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA DEFENIRMOS O CAMINHO A SEGUIR.


TATAMENTO : E QUAL A TÉCNICA QUE DEVO USAR!

COMO JÁ CITEI ANTERIORMENTE EM OUTRO POST,SOBRE O TRATAMENTO DE PATOLOGIAS RELACIONADAS Á COLUNA,NÃO EXISTE UMA TÉCNICA EXCLUSIVA.EXISTE A TÉCNICA TERAPEUTICA QUE PODE SE ADAPTAR AO PACIENTE.USE AQUELA QUE DEIXE O PACIENTE CONFORTÁVEL E QUE NÃO LHE TRAGA SACRIFÍCIOS.SE ELE JÁ ESTÁ SOFRENDO COM UM PROCESSO ÁLGICO,COMO IRÁ FAZER UM EXERCICIO OU UMA POSTURA QUE NÃO CONSEGUE REALIZAR?SE É UM PACIENTE QUE ESTÁ ACIMA DO PESO,NÃO REALIZA ATIVIDADES FISICAS,IDOSO,SERÁ QUE CONSEGUIRÁ REALIZAR O QUE ESTÁ SENDO DETERMINADO?ISTO O DEIXARÁ TENSO,IRRITADO E CONCERTEZA QUE NÃO EVOLUIRÁ.SE VOCÊ É UM PROFISSIONAL COMO EU QUE NÃO USA UMA TÉCNICA ESPECÍFICA DE REABILITAÇÃO INICIE PELO USO DE TÉCNICAS CINESIOTERÁPIAS.INICIE COM UM TRATAMENTO CONSERVADOR.QUANDO O PACIENTE ESTIVER ADAPTADO AO EXERCÍCIO E FAMILIARIZADO COM A TUA TERAPIA,EVOLUA.AÍ SIM,PENSO QUE PODERÁ INICIAR COM A TUA TÉCNICA ESPECÍFICA.PODERÁ TAMBÉM IR OBSERVANDO SE A TUA TÉCNICA EM QUESTÃO ESTÁ OU IRÁ SER ACEITA A CONTENTO PELO TEU PACIENTE.SE ESTÁ CONSEGUINDO EVOLUIR E CONSEGUINDO RESULTADOS POSITIVOS,COMO DIMINUIÇÃO DO QUADRO ÁLGICO,MELHORANDO A SUA POSTURA,SE ESTÁ OCORRENDO O FORTALECIMENTO  E ALONGAMENTO DAS ESTRUTURAS CERVICAIS E OU DA CINTURA ESCAPULAR.OU SEJA UMA MELHORA DO QUADRO CLÍNICO E ESTRUTURAL. 

VAMOS AOS FATOS

COM O APARECIMENTO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS MUITOS PROFISSIONAIS DEIXAM DE USAR E APLICAR TERAPIAS BASEADAS NOS EXERCICIOS TERAPÊUTICOS.MAS VAMOS AOS FATOS.NUMA RECENTE REVISÃO SISTEMÁTICA,REALIZADA EM 2012,NA QUAL SE AVALIOU A EFICÁCIA DA TERAPIA COM O USO DE EXERCÍCIOS TERAPEUTICOS PARA DISTURBIOS CERVICAIS MECANICOS,OBSERVOU-SE:
A)-O OBJETIVO FOI DE AVALIAR A EFICÁCIA DA TERAPIA COM EXERCICIOS EM ADULTOS,PARA ALIVIO DA DOR E MELHORA DA FUNÇÃO E DEFICIÊNCIAS.
B)-A PESQUISA ABRANGIA ADULTOS COM OU SEM CEFALEIA E OU SINAIS OU SINTOMAS RADICULARES.
C)-A CONCLUSÃO DESTA REVISÃO SISTEMÁTICA INDICOU QUE OS EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS PODEM SER EFICÁZES PARA TRATAMENTO DA CERVICALGIA AGUDA E CRÓNICA,COM A PRESENÇA OU NÃO DA CEFALEIA.
D)-QUE PARA SE CONSEGUIR TER ESSES BENEFÍCIOS,O PROGRAMA DE EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO E FORTALECIMENTO DEVERÁ ENFATIZAR A MUSCULATURA CERVICAL E CINTURA ESCAPULAR.
E)-QUE A REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS TERAPEUTICOS COMBINADOS COM MOBILIZAÇÃO E OU MANIPULAÇÃO CERVICAL,TAMBÉM CONTRIBUEM PARA A MELHORA DO QUADRO CLINICO E RECUPERAÇÃO FUNCIONAL A CURTO E LONGO PRAZO.


CONCLUSÃO

ATRAVÉS DESTA CONCLUSÃO PODEMOS FICAR TRANQUILOS DE QUE A TÉCNICA TERAPÊUTICA BASEADA NO USO DE EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS É SIM EFETIVA.ELA POR SI SÓ TRATA E REABILITA O PACIENTE PORTADOR DE UMA CERVICALGIA.NÃO PRECISAMOS DE FAZER USO DE TÉCNICAS ALTERNATIVAS E QUE POR VEZES NÃO TEEM A SUA EFICÁCIA DEVIDAMENTE COMPROVADA.PODEMOS TER A OPÇÃO DE COMPLEMENTAR OU NÃO COM OUTRAS TÉCNICAS TAIS COMO MOBILIZAÇÕES ARTICULARES E OU MANIPULAÇÃO CERVICAL.CLARO QUE SEMPRE TENDO O DOMINIO DA TÉCNICA E OBSERVANDO A INDICAÇÃO E CONTRA-INDICAÇÃO DAS MESMAS.
OU SEJA NÃO PRECISAMOS DE TER UMA ESPECILAIZAÇÃO EM UMA TÉCNICA,DE FAZER GRANDES INVESTIMENTOS PARA TRATARMOS O NOSSO PACIENTE.COMO CITEI ANTERIORMENTE A MAIOR PARTE DELAS POR SI SÓ NÃO CONSEGUE ALCANÇAR O OBETIVO PRINCIPAL QUE É O DE REABILITAR O PACIENTE.
O PRINCIPIO DE TUDO DA FISIOTERAPIA É A CINESIOTERAPIA.ELA É O AGENTE PRINCIPAL DE TODO O PROCESSO REABILITATIVO.O RESTO É COMPLEMENTO.EU TE PERGUNTO,VOCÊ JÁ VIU ALGUÉM NUMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA FAZENDO RPG,QUIROPRAXIA,MANIPULAÇÃO CERVICAL?NÃO CLARO QUE NÃO.VAI VER SIM A ATUAÇÃO VERDADEIRA DA FISIOTERAPIA,A CINESIOTERAPIA.
PORTANTO CARO COLEGA NÃO DE INTIMIDE OU NÃO SE SINTA MENOS PROFISSIONAL SE NÃO CONSEGUIU FAZER UMA ESPECIALIZAÇÃO DE OUTRA TÉCNICA.VOCÊ É E ESTÁ CAPACITADO PARA REABILITAR.INVISTA SIM,NO CONHECIMENTO FISILÓGICO, NO CONHECIMENTO DAS REAÇÕES NEUROLÓGICAS E  NEURAIS MUSCULARES,NO ESTUDO CINESIOLÓGICO.ISSO SIM TE DARÁ UM GRANDE APORTE PARA QUE SAIBA O QUE ESTÁ FAZENDO NO SEU PACIENTE E AS REAÇÕES QUE PODERÃO ADVIR DA INDICAÇÃO DO TEU TRATAMENTO.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOR LOMBAR-PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL

A IMPORTÂNCIA DA DOR LOMBAR NA SAÚDE PUBLICA E NAS ATIVIDADES LABORAIS  DEVIDO AO GRANDE IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA NACIONAL E MUNDIAL,VOU INI...