TRATAMENTO FISIOTERÁPICO :PROTESE TOTAL
A CIRÚRGIA PARA COLOCAÇÃO DE PROTESE DO JOELHO É A OPÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE UM PROCESSO DE COMPROMETIMENTO ARTICULAR.QUANDO A ARTROSE ESTÁ NUM ESTÁGIO MUITO AVANÇADO E OS RECURSOS FISIOTERÁPICOS NÃO DÃO CONTA DE REABILITAR OU MINIMIZAR O QUADRO ÁLGICO E INCAPACITANTE,A OPÇÃO É A ARTROPLASTIA.
-A FISIOTERAPIA ENTÃO PASSARÁ A ATUAR E A TER UM PAPEL TAMBÉM IMPORTANTE NO PÓS-OPERATÓRIO NESTE TIPO DE CIRURGIA.
QUEM É INDICADO PARA ESTE TIPO DE CIRURGIA
GERALMENTE O PACIENTE IDOSO É AQUELE QUE REALIZA A MAIOR PARTE DESTES PROCEDIMENTOS.NO ENTANTO UM PACIENTE DE MEIA IDADE POR VEZES TAMBÉM REALIZA ESTE,TUDO A DEPENDER DO AGRAVAMENTO DO QUADRO.
-ESTES PACIENTES IDOSOS,DO PROCESSO ARTRÓSICO ARTICULAR ACENTUADO,TEEM GERALMENTE OUTRAS COMORBIDADES:PRESSÃO ALTA E DIABETES,E OU ALTERAÇÕES VASCULARES.ESTES SÃO QUE VÃO OU PODEM COMPLICAR NUM PÓS-OPERATÓRIO.
-AÍ QUE A FISIOTERAPIA TEM UM PAPEL PREPONDERANTE E TEMOS QUE ATUAR E PROCURAR MINIMIZAR O EFEITO DESTAS.
-A NIVEL DE EUROPA ESTA CIRÚRGIA É MUITO COMUM .EM PORTUGAL POR EXEMPLO NÃO EXISTE FILA DE ESPERA PARA A REALIZAÇÃO DESTA CIRÚRGIA.EM CASO DE NECESSIDADE,PRONTAMENTE SÃO OPERADOS.EU MESMO QUANDO ATUEI LÁ ,ATENDI MAIS PACIENTES PÓS-CIRÚRGICOS DE ARTROPLASTIA DE JOELHO DO QUE ATENDI AQUI NO BRASIL.
REABILITAÇÃO DE FISIOTERAPIA
NO PRIMEIRO MOMENTO PODEMOS TER PREOCUPAÇÕES COM RESPEITO Á REABILITAÇÃO.POR SER UMA CIRÚRGIA BEM INVASIVA ,E IMPORTANTE PARA O PACIENTE,SEMPRE FICAMOS APRENSIVOS .NÃO QUEREMOS RETARDAR SEU PROCESSO DE REABILITAÇÃO NEM TÃO POUCO REALIZAR ALGUM PROCEDIMENTO TERAPEUTICO INADEQUADO.
-NOS MEUS PRIMEIROS DOIS ATENDIMENTOS INICIAIS TAMBÉM ESTAVA MUITO APREENSIVO ,MAS DEPOIS COM A EXPERIENCIA ADQUIRIDA TUDO FLUI COM NATURALIDADE.
O PROGRAMA DE TRATAMENTO FISIOTERÁPICO
COMO JÁ FOI CITADO EM OUTRO POST,TEM COLEGAS QUE NÃO GOSTAM E NÃO USAM PROTOCOLO.NO ENTANTO SEMPRE É BOM TER ALGUM TIPO DE PLANEJAMENTO A SEGUIR,SENÃO COMO SABERÁ COMO AVANÇAR PARA PRÓXIMA FASE.ESTABELEÇA PELO MENOS UM CRITÉRIO MINIMO DO QUE PRETENDE REALIZAR.SABE-SE QUE A CONDIÇÃO DO PACIENTE PODERÁ INTERFERIR NESSE PLANEJAMENTO,SEM DÚVIDA.ENTÃO PARTA DESTA META.POR EXEMPLO SE O PACIENTE NÃO TEM COMORBIDADES,É SAUDÁVEL E APESAR DE SER IDOSO TEM BOA CONDIÇÃO FÍSICA,IRÁ EVOLUIR BEM.SE NÃO TIVER ESTAS CONDIÇÕES IRÁ EVOLUIR MAIS DEVAGAR.ISSO DEVERÁ SER CONVERSADO COM O SEU PACIENTE E EXPLICAR-LHE SOBRE OS PRECALÇOS DURANTE SUA REABILITAÇÃO.EM TENDO ESSAS INFORMAÇÕES, ISSO TERÁ UM EFEITO PSICOLÓGICO MUITO IMPORTANTE PARA COLABORAR COM O FISIOTERAPEUTA.SENÃO,O QUE PODE ACONTECER É O PACIENTE FICAR DESANIMADO E PREOCUPADO. EM CERTO MOMENTO O PACIENTE SE NÃO TIVER EVOLUÇÃO VAI TE QUESTIONAR E COLOCAR PRESSÃO SOBRE O FISIO E QUESTIONAR O TRATAMENTO.
O QUE ESTÁ SENDO CITADO AQUI,GRANDE PARTE VEM DA MINHA EXPERIENCIA PROFISSIONAL.PORTANTO ESTOU CITANDO O QUE REALIZEI E COMO OBTIVE SEMPRE UMA EVOLUÇÃO SATISFATÓRIA NESTE TIPO DE REABILITAÇÃO.
1)-PRIMEIRO PRECISAMOS ANTES DE INICIARMOS O TRATAMENTO DEVEMOS SABER QUE TIPO DE PROCEDMENTO O PACIENTE REALIZOU.CITAREI MAIS Á FRENTE SOBRE A IMPORTANCIA DESTA INFORMAÇÃO.
A ARTROPLASTIA TOTAL DO JOELHO É UMA CIRÚRGIA COMPLEXA E TEM SUAS INTERCORRENCIAS,ALIÁS COMO TODAS.ESTE TIPO DE PROCEDIMENTO PODE VIR A APRESENTAR COMPLICAÇÕES APÓS A CIRURGIA OU ATÉ ANOS DEPOIS.
-PODE SER ACOMETIDO POR UM PROCESSO INFECIOSO LOGO NO PÓS-CIRÚRGICO TANTO A NIVEL HOSPITALAR OU PÓS ALTA.EM CASOS GRAVES DE NÃO REGRESSÃO DO QUADRO INFECSIOSO,PODERÁ SER NECESSÁRIO FAZER NOVA CIRURGIA.
-PODE TER UM AFROUXAMENTO DA PROTESE.ESTE É UM PROBLEMA QUE VAI AFETAR A MECANICA ARTICULAR .EM OCORRENDO O PACIENTE REFERIRÁ DORES ARTICULARES E DIFICULDADES DE REALIZALÇAO DOS MOVIMENTOS DA ARTICULAÇÃO DO JOELHO.EM MUITOS CASOS SERÁ PRECISO TROCAR A PROTESE.
-PODE OCORRER UMA LUXAÇÃO POSTERIOR DA PROTESE,TEM QUE OPERAR NOVAMENTE.
-PODE A PROTESE SE DESGASTAR.NÃO É ALGO QUE SEJA RÁPIDO MAS A DURABILIDADE PODE DIMINUIDA,APÓS O PASSAR DE UNS POUCOS ANOS.SE ISSO OCORRER DE FORMA PREMATURA,HAVERÁ A NECESSITANDO DA REALIZAÇÃO DE NOVA CIRURGIA.
2)-A REABILITAÇÃO DEVE SER INICIADA O MAIS RÁPIDO POSSIVEL.GERALMENTE APRESENTA UM QUADRO INFLAMATÓRIO ACENTUADO NA ARTICULAÇÃO E EDEMA DE MEMBRO INFERIOR.COM ATROFIA E RETRAÇÃO MUSCULAR DO QUADRICEPCS.POR ISSO A ENFASE DO OBJETIVO DE TRATAMENTO É DIMINUIMUIR O QUADRO CLÍNICO ACIMA DESCRITO E COLOCAR O PACIENTE DE PÉ O MAIS RÁPIDO POSSIVEL E DEAMBULAR COM AUXILIO DO ANDADOR.O FATO DO PACIENTE ESTAR DE PÉ TAMBÉM É IMPORTANTE COMO FATOR PSICOLÓGICO E PERMITIRÁ SER MAIS COLABORATIVO E ACREDITAR NO QUE ESTÁ SENDO FEITO.
3)-CITAREI ALGUNS PASSOS QUE PODERÃO SER ADOTADOS DURANTE A REABILITAÇÃO:
A-PRIMEIRO SABER O TIPO DE PROTESE QUE O PACIENTE COLOCOU.SE FOR CIMENTADA,PODERÁ SE INICIAR A DESCARGA NO MI,APÓS 48 HORAS,CLARO SEMPRE OBSERVANDO A TOLERANCIA DO PACIENTE.
-SE FOR PROTESE HIBRIDA OU NÃO CIMENTADAS,A CARGA PARCIAL SERÁ FEITA COM O APOIO DE ANDADOR OU BENGALA ATÉ UM MÊS E MEIO,EM MÉDIA.
B-REDUZIR O PROCESSO INFLAMATÓRIO E ALGICO,ATRAVÉS DO USO DA CRIOTERAPIA.ORIENTO O COLEGA A TER UMA INFORMAÇÃO SEGURA SOBRE O USO CORRETO E ADEQUADO DA CRIOTERAPIA,PARA OBTENÇAO DE MELHORES RESULTADOS TERAPEUTICOS.A SABER QUE DEVIDO Á COMPLEXIDADE DO PROCEDIMENTO,O PROCESSO INFLAMATÓRIO ARTICULAR, PERMANECE POR VÁRIAS SEMANAS.POR ISSO DAR ATENÇÃO A ESTE FATOR.
C-REDUÇÃO DO EDEMA ARTICULAR E DO MI AFETADO.
D-FORTALECIMENTO MUSCULAR.
CONCLUO
A IMPORTANCIA DE UM BOM PROCESSO DE REABILITAÇÃO E ORIENTAÇÃO PÓS TÉRMINO DA FISIOTERAPIA,RESIDE EM:
1-REABILITAR O PACIENTE COMO UM TODO.
2-PREPARAR O PACIENTE PARA RECEBER A PROTESE E COM ISSO PERMITIR-SE QUE ESTA TENHA SUA DURABILIDADE DENTRO DA SUA VALIDADE.QUE NÃO SE TENHA UM DESGASTE PREMATURO.COM ISSO O PACIENTE NÃO SERÁ SUBMETIDO NOVAMENTE A ESTE PROCEDIMENTO,TÃO PERTO UM DO OUTRO.
-É AI QUE O PAPEL DA FISIOTERPIA É MUITO IMPORTANTE.UM PACIENTE BEM REABILITADO,BEM ORIENTADO NAS SUAS AVDS,VAI PODER MANTER UMA CONDIÇÃO FISICA SUFICIENTEMENTE BOA PARA NÃO OCASIONAR ALTERAÇÕES POSTURAIS.ESTAS ESTANDO PRESENTES É QUE VÃO INDIRETAMENTE LEVAR A MOVIMENTOS ARTICULARES ANORMAIS DO JOELHO E OCASIONAR O DESGASTE PREMATURO DA PROTESE.
3-ORIENTAR O PACIENTE A MANTER SEMPRE UM BOM FORTALECIMENTO MUSCULAR E REALIZAR ALONGAMENTOS CONSTANTES,COM O OBJETIVO DE PREVENIR ESSE DESGASTE PREMATURO .
Nenhum comentário:
Postar um comentário