O QUE DEVE-SE CONSIDERAR NESTE TRATAMENTO FISIOTERÁPICO
INTRODUÇÃO
A CIRÚRGIA DE MENISCO É UM DOS PROCEDIMENTOS MAIS COMUNS HOJE ,A NIVEL DA ORTOPEDIA/TRAUMATOLOGIA.QUANDO RECEBEMOS UM PACIENTE DE PÓS CIRURGICO,DEVEREMOS SEMPRE PPROCURAR SABER QUAL O PROCEDIMENTO QUE FOI FEITO.SE FOI UMA MENISCECTOMIA TOTAL, PARCIAL OU SE FOI UM REPARO DE MENISCO.
O QUE É A MENISCECTOMIA
É A CIRURGIA NA QUAL SE FAZ A RETIRADA DA PARTE LESADA DO MENISCO.E PODE SER:
1-MENISCECTOMIA PARCIAL-REALIZA-SE A RETIRADA DO FRAGMENTO QUE INCOMODA E É MANTIDA O RESTO DA ESTRUTURA DO MENISCO.GERALMENTE OCORRE EM PACIENTES IDOSOS OU EM CASOS CRÓNICOS.
2-MENISCECTOMIA TOTAL-É A RETIRADA TOTAL DO MENISCO.
A SUTURA DO MENISCO
PODE SER REALIZADO POR OUTRO LADO UMA REPARAÇÃO CIRÚRGICA DO MENISCO QUANDO ESTE SOFRE UMA LESÃO.É TAMBÉM DENOMINADO DE MENISCORRAFIA.
O TRATAMENTO FISIOTERÁPICO
É MUITO IMPORTANTE QUE O FISIOTERAPEUTA,TENHA A INFORMAÇÃO SOBRE QUE TIPO DE PROCEDIMENTO FOI REALIZADO PELO PACIENTE. ISTO PERMITE QUE SE POSSA TER A CERTEZA DO TRATAMENTO ADEQUADO QUE IRÁ SER REALIZADO PARA CADA TIPO DE PROCEDIMENTO CIRÚRGICO.
FISIOTERAPIA NA MENISCECTOMIA
Á PRIORI A REABILITAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA DE MENISCECTOMIA DEVE SER REALIZADA DE UMA FORMA TRANQUILA E NÃO PRECISA SER TÃO INTENSA.PODEMOS DIZER QUE A MAIOR PARTE DOS PACIENTES SE RECUPERA COM O USO DE UM PROGRAMA SIMPLES DE REABILITAÇÃO.INICIAMOS COM O OBJETIVO DE REDUZIR O QUADRO INFLAMATÓRIO ARTICULAR,DIMIUIÇÃO DA DOR E REDUZIR O EDEMA LOCAL.APLICAÇÃO CONJUNTA DE EXERCICIOS ISOMÉTRICOS COM ELEVAÇÃO DO MI AFETADO.DEPOIS CONTINUAMOS COM O PROGRAMADE EXERCICIOS SEM IMPACTO OU DE BAIXO IMPACTO.CONTINUAÇÃO COM O USO DE TRABALHO NA BICICLETA ERGOMETRICA.PODE-SE DIZER QUE GERALMENTE OCORRE UMA RECUPERAÇÃO MOTORA RÁPIDA.
EFEITOS ADVINDOS DESTE PÓS CIRÚRGICO A NIVEL DO M.INFERIOR
-MAS APESAR DISSO,ESTUDOS RECENTES DEMONSTRARAM QUE APESAR DA RÁPIDA RECUPERAÇÃO A FORÇA MUSCULAR DO MEMBRO INFERIOR SE REDUZ APÓS A REALIZAÇÃO DA CIRURGICA.ESPECIALMENTE AFETADA A FUNÇÃO EXTENSORA DO JOELHO.
-NO PRAZO DE ATÉ UM MÊS DO PÓS CIRÚRGICO A MUSCULATURA EXTENSORA DO JOELHO PODE EM ALGUNS PACIENTES ,PERDER DE 20 % A 40% DA SUA FORÇA.ELA PODE PERMANECER MAIS FRACA DO QUE A MUSCULATURA CONTRALATERAL ATÉ POR 03 MESES.
-JÁ A MUSCULATURA FLEXORA DO JOELHO PODE PERDER ATÉ 20% DA SUA FORÇA.
FISIOTERAPIA NO REPARO DO MENISCO OU SUTURA MENISCAL
A TÉCNICA DE REPARO DO MENISCO É MAIS COMPLICADA E MAIS DEMORADA PARA SER EXECUTADA.POR SUA VEZ A REABILITAÇÃO PARA ESTE PROCEDIMENTO TAMBÉM É MAIS ELABORADA E COMPLEXA.
A-O PROTOCOLO DE TRATAMENTO
EXISTEM UMA SÉRIE DE PROTOCOLOS PARA A REABILITAÇÃO DESTE TIPO DE CIRURGIA.O QUE SE OBSERVA É QUE GRANDE PARTE DELES SÃO OS CHAMADOS DE PROTOCOLOS ACELERADOS.SEGUNDO ALGUNS AUTORES TANTO O USO DO PROTOCOLO CONSERVADOR E,QUANTO O ACELERADO TEEM O MESMO EFEITO.
-NA MINHA OPINIÃO PESSOAL,SOU A FAVOR DE UM PROTOCOLO MAIS CONSERVADOR,ATÉ PORQUE A MAIORIA DOS PACIENTES NÃO REALIZA NENHUMA ATIVIDADE FISICA.POR ISSO MESMO A PRÓPRIA FORÇA E ESTRUTURA MUSCULAR ESTÃO MUITO AQUÉM DO QUE DEVERIA SER UMA BOA MUSCULATURA.CONSEQUENTEMENTE A SUA FORÇA MUSCULAR VAI SER REDUZIDA MUITO RÁPIDAMENTE. FOI ACITADO ACIMA AS PORCENTAGENS DE PERDA DE FORÇA MUSCULAR. ASSIM FICA A CRITÉRIO E DO BOM CENSO DE CADA TERAPEUTA.
B-PROTOCOLO DE TRATAMENTO CONSERVADOR
APRESENTAÇÃO(SUGESTÃO) DE UM PROTOCOLO CONSERVADOR.
NO PROTOCOLO CONSERVADOR SE DÁ UMA MAIOR ATENÇÃO AO CUIDADO COM RELAÇÃO AO APOIO DO MI AFETADO.
1-NÃO FAZER APOIO POR CERCA DE 01 MÊS(USO DE MULETAS).
2-REALIZAR APOIO PARCIAL POR 02 SEMANAS.
3-APÓS LIBERADO PARA APOIO TOTAL.
4-REALIZAR MOBILIZAÇÃO ARTICULAR IMEDIATA DO PÓS CIRÚGICO.
5-SEGUNDO ARNOCZY O MENISCO TEM POUCA MOBILIDADE E SOFRE POUCAS FORÇAS DE STRESS DURANTE A FLEXO-EXTENSÃO DO JOELHO ENTRE 15 GRAUS E 60 GRAUS DE MOBILIDADE.ORIENTA-SE A LIMITAR A REALIZAÇÃO DO MOVIMENTO DA FLEXÃO DE JOELHO EM ATÉ 90 GRAUS,EM ATÉ 01 MÊS,PARA MAIOR SEGURANÇA.PARA EVITAR PREJUDICAR A SUTURA MENISCAL.
6-TER ATENÇÃO NA REALIZAÇÃO DE EXERCICIOS DE FORTALECIMENTO DOS FLEXORES DO JOELHO,PELO MENOS DURANTE O 01 MÊS.MAS DAR ESPECIAL ATENÇÃO QUANDO FOR A REPARAÇÃO DO MENISCO MEDIAL.ISSO SE DEVE AO FATO DE QUE O SEMIMEMBRANOSO SE INCERE NA REGIÃO DO MENISCO MEDIAL.QUANDO ESTE REALIZA CONTRAÇÃO DURANTE A FLEXÃO DO JOELHO,O MENISCO MEDIAL VAI EM DIREÇÃO POSTERIOR DO JOELHO.ESTE SOFRE TENSÃO AO NIVEL DA SUTURA E PODE AFETAR O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DO REPARO.ESTE MOVIMENTO CONSTANTE DA FLEXO-EXTENSÃO MOVIMENTAN -
DO O MENISCO SUTURADO PODE OCASIONAR ALTERAÇÕES NA CICATRIZAÇÃO E PROVOCAR A LESÃO DO MENISCO MEDIAL.
7-APÓS UM MES E MEIO, INICIA-SE OS EXERCICIOS DE CADEIA FECHADA.ESTES SÃO MAIS SEGUROS E FUNCIONAIS QUE OS DE CADEIA ABERTA.
8-OS EXERCICIOS DE AGACHAMENTO SÓ SÃO INDICADOS APÓS 03 MESES DO PÓS CIRURGICO.
9-ESTAR ATENTO PARA A REALIZAÇÃO MÁXIMA NEM FORÇADA DA FLEXÃO DO JOELHO.ESPECIALMENTE EM PACIENTES MAIS IDOSOS.ISSO PODERÁ OCASIONAR UMA LESÃO AO NIVEL DO CORNO POSTERIOR DO MENISCO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário