QUARTA-FATORES CAUSADORES DE DORES LOMBARES
4)-OS MUSCULOS E FASCIAS.OS FATORES METABÓLICOS E SOCIAIS
-AS ESTRUTURAS QUE FORAM CITADAS NOS POSTS ANTERIORES,SÃO OS GRANDES CAUSADORES DAS DORES LOMBARES, TAIS COMO:O DISCO INTERVERTEBRAL,AS FACETAS ARTICUARES,A ARTICULAÇÃO SACROILIACA NO ENTANTO OS MUSCULOS,E OS FATORES METABÓLICOS E SOCI- AIS,TAMBÉM TEEM UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO,COMO CAUSA DA DOR LOMBAR.
4-1-OS MUSCULOS E FASCIAS
A MUSCULATURA CONSTITUINTE DA REGIÃO LOMBAR É UMA DAS PRINCIPAIS FONTES CAUSADORA DAS DORES LOMBARES E DA LOMBALGIA.ISTO SE DEVE PRINCIPALMENTE AOS DESEQUILIBRIOS MUSCULARES QUE OCORREM NA COLUNA LOMBAR E QUADRIL.
A)-A LESÃO DAS ESTRUTURAS MIOFASCIAIS QUE RODEIAM A COLUNA VERTEBRAL TAMBÉM PO-
DE DEIXAR A MUSCULATURA EXTENSORA LOMBAR MAIS FRACA DO QUE A FLEXORA.ACREDITA SE QUE A DOR LOMBAR CRONICA LEVA AO ENFRAQUECIMENTO DOS MUSCULOS LONGUISSIMO
-LONGUISSIMO,ESTES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A MANUTENÇÃO DA POSTURA.JUNTO COM OUTROS AUDAM A CONTROLAR O GRAU DE FLEXÃO DA COLUNA.
-AINDA PAIRAM ALGUMAS DÚVIDADAS DE QUE SE SÃO OS MUSCULOS DA REGIÃO LOMBAR OS VERDADEIROS CAUSADORES DA LOMBALGIA.
OBSERVOU-SE Á RESSO,QUE PACIENTESQUESOFREM DE DOR LOMBAR,TEEM SIGNIFICATIVA IN- FILTRAÇÃO DE GORDURA AO NIVEL MUSCULAR.E TAMBÉ POSSUIAM DIMINUIÇÃO DA ATIVIDADE
MIOELÉTRICA.
B)-DOR LOMBAR RELACIONADA COM O SISTEMA MUSCULO-ESQUELÉTICO,TEM COMO UMA UMA DAS PRINCIPAIS CAUSADORAS,A FRAQUEZA DA MUSCULATURA ABDOMINAL.
C)-
AUMENTO DA LORDOSE LOMBAR-DEVIDO AO DESIQUILIBRIO MUSCULAR DA MUSCULATURA LOMBAR.
D)-SINDROME DOLOROSA MIOFASCIAL-É UMA CONDIÇÃO CLÍNICA ESPECÍFICA DE DOR MUSCULAR REGIONAL,QUASE SEMPRE ASSOCIADA Á PRESENÇA DE UM OU MAIS PONTOS DOLOROSOS.,OS PONTOS GATILHOS.ESTA SINDROME DOLOROSA PODE ESTAR PRESENTE NA GRANDE MAIORIA DOS PACIENTES COM LOMBALGIA.
4.2)-FATORES METABÓLICOS
DOENÇAS METABÓLICAS COMO DIABETES E OUTRAS DOENÇAS ÓSSEAS,PODEM ACELERAR O PROCESSO DE DEGENERAÇÃO DO TECIDO CONECTIVO DOS OSSOS E NERVOS.ISSO É UM FATOR DO APARECIMENTO DA DOR.
-A OSTEOPOROSE-
É UM TIPO DE DOENÇA METABÓLICA QUE DIMINUI A MASSA ÓSSEA.ESTES OSSOS SOFREM FRATURAS COM TRAUMAS PEQUENOS.ISSO LEVA LESÕES OSSEAS VERTEBRAIS LOMDARES,QUE VÃO ORIGINAR DOR NO PACIENTE.
-OSTEOMALÁCEA-
ÓSSEA LOMBAR QUE É UM PROCESSO DE MINERALIIZAÇÃO INADEQUADA DA MATRIZ ÓSSEA DAS VERTEBRAS,PODE PROVOVAR FRATURAS OSSEAS.ESTAS PODEM SER MICROSCÓPICAS OU MACROSCÓPICAS,MAS AMBAS PROVOCAM DORES LOMBARES.
-DOENÇA ÓSSEA DE PAGET-
É UMA PATOLOGIA ÓSSEA LOCALIZADA E QUE PODE COMPROMETER TODO OSSO.OCORRE A PRODUÇÃO DE OSSOS COM ARQUITETURA DESORDENADA,LEVANDO A DEFORMIDADE.AS DEFORMIDADES VERTEBRAIS PODEM RESULTAR EM COMPRESSÃO DO NERVO ESPINHAL E EM ESTENOSE ESPINHAL.LOGO,APARECIMENTO DE DOR LOMBAR.
-O DIABETES-
PODE AFETAR A COLUNA ATRAVÉS DO AUMENTO DA TAXA DA DEGENERAÇÃO DISCAL,LEVANDO AO APARECIMENTO DE LESÓES DISCAIS.POR OUTRO LADO NA PRESENÇA DE NEUROPATIA PERIFÉRICA METABÓLICA,QUANDO OCORRE UMA LESÃO DO NERVO,É MUITO MAIS DIFICIL O SEU TRATAMENTO.
4.3)-FATORES PSICOSOCIAIS
ESTE É UM FATOR MUITO IMPORTANTE E QUE SE DEVE DAR ATENÇÃO QUANDO SE REALIZA UMA REABILITAÇÃO.O ESTADO EMOCIONAL DO S.N.C AFETA O GRAU E A EFICIENCIA DA MODULAÇÃO E DA PASSAGEM.O S.N.CENTRAL INIBE E MODIFICA AS MENSAGENS DE DOR RECEBIDAS DOS NOCICEPTORES ESTIMULADOS PELO MECANISMO DE "PASSAGEM" E PELAS VIAS INIBITÓRIAS DESCENDENTES.
O SISTEMA ANALGÉSICO MEDIADO PELAS ENDORFINAS,PODE SER VISTO COMO UM TERMOSTATO DA DOR NO CEREBRO,ONDE A SUA REGULAGEM INFLUENCIA A PERCEPÇÃO DOLOROSA.
UMA VEZ QUE O ESTADO EMOCIONAL DO S.N.CENTRAL AFETA O GRAU E A EFICIENCIA DA MODULAÇÃO E DA PASSAGEM,AS EMOÇÕES E O COMPORTAMENTO TEEM UM PAPEL IMPORTANTE NOS ESTADOS DE DOR CRÓNICA.
A DOR AGUDA-
NÃO CRIA TIPICAMENTE ESTADOS EMOCIONAIS OU COMPORTAMENTAIS QUE ALTEREM A EVOLUÇÃO DO PACIENTE.A MAGNITUDE DA PERCEPÇÃO DOLOROSA AGUDA É PROPORCIONAL AO GRAU DE LESÃO TECIDUAL.A EVOLUÇÃO DA DOR AGUDA ACOMPANHA PARALELAMENTE O TEMPO DE CICATRIZAÇÃO DA LESÃO TECIDUAL.
A DOR CRÓNICA-
AQUI HÁ A PRESENÇA DE UM ESTIMULO CONSTANTE DE BAIXA INTENSIDADE.ACREDITA-SE QUE POR CAUSA DISSO,SE CRIE UM CIRCUITO PADRÃO GERADOR,QUE PERSISTIRÁ DENTRO DO SISTEMA NERVOSO..É A PERSISTENCIA DESTA MEMORIA NEURAL QUE VAI SER INFLUENCIADA PELAS EMOÇÕES.
OS PACIENTES PASSAM A TER DOR A PARTIR DE UM ESTIMULO EMOCIONAL,NÃO PRECISA QUE HAJA UM ESTIMULO PERIFÉRICO DOS NOCICEPTORES.BASTA SIMPLESMENTE O ESTIMULO EMOCIONAL PARA SE DESENCADEAR O PROCESSO DOLOROSO.
HIPERSENSIBILIZAÇÃO-É QUANDO O S.N.CENTRAL É CAPAZ DE SE ADAPTAR Á PRESENÇA DE UM ESTIMULO CRÓNICO.OCORRE ENTÃO UMA DIMINUIÇÃO DO LIMIAR DO IMPULSO NEURAL.
A DOR CRÓNICA PODE DESENCADEAR UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO REPETITIVO:RAIVA,FRUSTRAÇÃO,CO-DEPENDENCIA.PODE LEVAR A UMA SINDROME DOR-DEPRESSÃO,O QUAL SE MANIFESTA APÓS 6 A 3 ANOS APÓS O INICIO DA DOR.O MODO MAIS EFICIENTE DE SE ABORDAR ESTE PROBLEMA É A INTERVENÇAO PRECOCE E EFETIVA NA DOR AGUDA.OBJETIVA-SE COM ISSO DA DOR AGUDA SE TORNAR CRÓNICA.
CONCLUSÃO
O TRATAMENTO FISIOTERÁPICO É MUITO IMPORTANTE QUANDO O PACIENTE APRESENTA LOMBALGIA DERIVADA DAS ALTERAÇÕES MUSCULO-FACIAIS.ELAS IRÃO ALTERAR TODO O EQUILIBRIO DE FORÇAS ATUANTES PARA A MANUTENÇÃO DE UMA POSTURA CORRETA.POR ISSO A TABALHO DE CORREÇÃO POSTURAL É UM DOS OBETIVOS DE NOSSA PROPOSTA DE TRATAMENTO.DEVEREMOS ATUAR NÃO SÓ NA FASE CRÓNICA,MAS SE PUDERMOS,TAMBÉM NA FASE AGUDA DA INSTALAÇÃO DA LOMBALGIA.EVITAREMOS QUE SE INSTALE UM QUADRO CRÓNICO,,MUITO MAIS DICIL PARA TRATAR.
-QUANTOS AOS FATORES METABÓLICO E PSICOSICIAL O TRATAMENTO CLÍNICO É ESSENCIAL,PORQUE ESTES PACIENTES DEPENDERÃO E NECESSITARÃO DE INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA PARA MELHORA DE SEU QUADRO CLÍNICO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário