A REABILITAÇÃO PROTÉTICA
A REABILITAÇÃO DO PACIENTE AMPUTADO,SEMPRE É MUITO DIFICIL E EXIGIRÁ MUITA PACIENCIA POR PARTE DO FISIOTERAPEUTA.ISTO PORQUE A AMPUTAÇÃO IMPLICA SEMPRE NUM TRAUMA FISICO E PSICOLÓGICO PARA O PACIENTE.UNS MAIS OUTROS MENOS MAS DE ALGUMA FORMA TODOS SERÃO AFETADOS.POR ISSO É MUITO IMPORTANTE REALIZARMOS UMA ABORDAGEM MAIS HUMANA E NÃO TANTO MECÂNICA AO LIDARMOS COM ESTES PACIENTES.
A FASE PRÉ PROTÉTICA VAI TERMINANDO E PASSAREMOS PARA A PRÓXIMA FASE REABILITATIVA,A FASE PROTÉTICA.MAS QUANDO PODEREMOS SABER QUANDO O COTO ESTARÁ PREPARADO PARA RECEBER A PRÓTESE?
A PRÓTESE DEVERÁ SER INDICADA APÓS A ESTABILIZAÇÃO DAS MEDIDAS DO DIAMETRO DO COTO.PODE-SE REALIZAR A MENSURAÇÃO DO DIAMETRO DO COTO,TODOS DOS DIAS, DURANTE UMA SEMANA .SE AO FINAL DO QUINTO DIA AS MEDIDAS OBTIDAS NÃO SOFRERAM ALGUMA ALTERAÇÃO E , MANTIVEREM O MESMO VALOR,ENTÃO O COTO ESTÁ APTO PARA RECEBER A PROTESE.
O QUE É A FASE DE REABILITAÇÃO PROTÉTICA
ESTA FASE É O PERIODO NO QUAL IREMOS TRABALHAR COM O PACIENTE PARA QUE ELE POSSA E SAIBA COMO USAR UMA PROTESE.
APÓS A PROTESE JÁ TER SIDO CONFECIONADA E DEVIDAMENTE APTA PARA SER USADA PELO PACIENTE INICIA-SE A REABILITAÇÃO.AS ETAPAS A SEREM SEGUIDAS NESTA FASE SÃO,CITO:
1)-O MANUSEIO COM A PROTESE.
1.1-DOS MEMBROS SUPERIORES.
1.2-DOS MEMBROS INFERIORES.
2)-O ESQUEMA CORPORAL.
3)-O TEINAMENTO FUNCIONAL.
3.1-DOS MEMBROS SUPERIORES.
3.2-DOS MEMBROS INFERIORES.
1)-O MANUSEIO DA PROTESE
1.1-O MANUSEIO DA PROTESE DOS MMSS-
FASE NA QUAL IREMOS INICIAR O TREINO DE USO DA PROTESE E ORIENTAR NOS CUIDADOS E MANUSEIOS DA MESMA.PARA ESTE TIPO DE PROTESE É NECESSÁRIO O FISIOTERAPEUTA TER O CONHECIMENTO PRÉVIO DE MANIPULAR A PROTESE.ISSO PORQUE TEMOS QUE ENSINAR AS TÉCNICAS DE COLOCAR E TIRAR A PROTESE.ESTAS SÃO INTEGRADAS A UM SISTEMA DE CONTROLE CORPORAL.O PACIENTE DEVE MOVER O CORPO OU PARTE DELE PARA ACIONAR O MOVIMENTO DA PROTESE.
1.2-O MANUSEIO DA PROTESE DOS MMII-
AQUI TAMBÉM IREMOS ORIENTAR O PACIENTE SOBRE TODOS OS CUIDADOS,COLOCAÇÃO E USO DA PROTESE.
2)-O ESQUEMA CORPORAL
O QUE É O ESQUEMA CORPORAL?
-É A CONSCIENCIA DO CORPO COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO,CONSIGO MESMO E COM O MEIO QUE NOS RODEIA.PARA SE OBTER UM BOM DESENVOLVIMENTO DO ESQUEMA CORPORAL,TEMOS QUE TER:
2.1)-UMA BOA EVOLUÇÃO DA MOTRICIDADE.
2.2)-UMA BOA EVOLUÇÃO DAS PERCEPÇÕES ESPACIAIS E TEMPORAIS.
2.3)-UMA BOA EVOLUÇÃO DA AFETIVIDADE.
O QUE É A IMAGEM CORPORAL?
-ESTÁ RELACIONADA COM AS PERCEPÇÕES,COM OS PENSAMENTOS E OS SENTIMENTOS SOBRE O NOSSO CORPO E EXPERIÊNCIAS DE VIDA.ELA É UMA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA.
-A IMAGEM CORPORAL É UM CONCEITO MULTIFACETADO,QUE ENGLOBA A REPRESENTAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO E DOS SENTIMENTOS EM RELAÇÃO AO SEU TAMANHO,FORMA E PARTES.
ESTA É UMA FASE MUITO IMPORTANTE E ESSENCIAL PARA A VIDA FUTURA DO PACIENTE AMPUTADO.POR ISSO A NOSSA ATENÇÃO É MUITO IMPORTANTE COM RELAÇÃO A ELA.
QUANDO SE DIZ QUE SE DESENVOLVEU O ESQUEMA CORPORAL É QUANDO UTILIZAMOS E CONTROLAMOS O CORPO.NÓS TEMOS A NOSSA IMAGEM CORPORAL,OU SEJA TEMOS A FIGURAÇÃO DO NOSSO CORPO NA NOSSA MENTE.ENTÃO QUANDO OCORRE UMA AMPUTAÇÃO DE UM MEMBRO POR EXEMPLO,ESSA DEFICIENCIA PODE AFETAR A IMAGEM CORPORAL DO PACIENTE.ISSO FAZ COM QUE DEREPENTE O INDIVIDUO VAI TER UMA ALTERAÇÃO BRUSCA DA SUA IMAGEM CORPORAL.DIZ-SE QUE COM A PERDA DE UMA PARTE DO CORPO DO PACIENTE ELE TEM A SUA IMAGEM CORPORAL ALTERADA.AGORA NESTA FASE O AMPUTADO TEM UMA NOVA IMAGEM CORPORAL QUE PRECISA SER INTEGRADA Á SUA CONSCIÊNCIA.
AS ALTERAÇÕES NO PACIENTE ADVINDAS DESSE DISTURBIO DA IMAGEM DO CORPO SÃO MUITO FORTES.ELAS SÃO MAIS FORTES QUE A PERDA DA FUNÇÃO DO MEMBRO AMPUTADO E DA PERDA DE SENSAÇÃO.
O ATO DA AMPUTAÇÃO É ALGO MAIS DO QUE O PACIENTE PERDER UM MEMBRO.AFETA A SUA AUTO-ESTIMA,A SEU EMOCIONAL E A SUA VIDA SOCIAL.PARA QUE SE CONSIGA OBTER UMA REABILITAÇÃO A CONTENTO,O PACIENTE TEM QUE ACEITAR A SUA NOVA CONDIÇÃO.ACEITAR E FAZER UM PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO CORPORAL.PARA CONSEGUIR TAMBÉM ACEITAR A SUA PROTESE.
A REABILITAÇÃO TEM ENFASE NA CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL,DE COMO É TER UMA PROTESE E DE COMO ESTA SE ADAPTARÁ AO SEU CORPO COMO UM TODO.
3)-O TREINAMENTO FUNCIONAL
3.1-DOS MEMBROS SUPERIORES-
INICIA-SE AGORA UMA SÉRIE DE ETAPAS PARA QUE O PACIENTE POSSA REALIZAR UMA BOA FUNÇÃO E UTILIZAÇÃO DA PROTESE.PRIMEIRO COMEÇAMOS COM O TREINO DE CONTROLE E USO DA PROTESE.DEPOIS PASSAMOS NO CASO DA PROTESE SER MÓVEL PARA CONTROLE E MOVIMENTOS DE COTOVELO E MÃO.POSTERIORMENTE TREINA-SE O CONTROLE DE FORÇA E PRENSÃO.O PACIENTE VAI DESENVOLVENDO HABILIDADES E VAI AOS POUCOS INTEGRANDO O MEMBRO PROTETICO,AOS MOVIMENTOS NORMAIS DO CORPO.MUITOS PACIENTES POR VEZES DEMORAM PARA COLOCAR A PROTESE E VÃO DESENVOLVENDO HABILIDADES NO MEMBRO CONTRALATERAL.ENTÃO QUANDO VÃO COLOCAR A PROTESE,EXISTE UMA DIFICULDADE DE ACEITAR ESSA PROTESE.JÁ NO CASO DE AMPUTADOS BILATERAIS A ACEITAÇÃO É MUITO MAIOR,PELA PRÓPRIA NECESSIDADE DE QUERER REALIZAR SUAS ATIVIDADES.MUITOS NEM QUEREM POR VEZES FAZER USO DE DUAS PROTESES.A MAIORIA OPTA POR COLOCAR UMA SÓ PROTESE.
3.2-DOS MEMBROS INFERIORES-
NESTA FASE DA REABILITAÇÃO VAMOS REALIZAR A TERAPIA DENTRO DAS PARALELAS.INICIAR COM OS EXERCICIOS DE TRANSFERENCIA DE PESO PARA O LADO PROTETIZADO.DEPOIS PASSAMOS PARA O TREINO DE MARCHA,INICIANDO COM A EXECUÇÃO DE SÓMENTE UM PASSO.ALTERNA-SE OS MEMBROS INFERIORES COODENANDO A MOVIMENTAÇÃO DOS MEMBROS SUPERIORES.DEPOIS PASSAMOS PARA O TREINO DE MARCHA PROPRIAMENTE DITO.ISSO FEITO DENTRO DAS PARALELAS PARA SEGURANÇA DO PACIENTE.MOVIMENTOS PARA FRENTE,PARA TRÁS E LATERAIS.CONFORME A EVOLUÇÃO,ESTIMULAMOS A SUBIDA E DESCIDA DE RAMPA E ESCADAS.
CONCLUO
A REABILITAÇÃO DESTES PACIENTES É MUITO MAIS DO QUE ENSINAR O PACIENTE A USAR UMA PROTESE.É MUITO MAIS COMPLEXA DO QUE POSSAMOS IMAGINAR,UMA VEZ QUE ESTÁ ENVOLVIDA O ESQUEMA CORPORAL E A IMAGEM CORPORAL.O NOSSO ENVOLVIMENTO NESTA TAREFA É MUITO MAIOR,POIS CABERÁ A NÓS CONTRIBUIR E AJUDAR O PACIENTE NESTE PROCESSO DE RETOMADA DA SUA VIDA SOCIAL E OU LABORAL.
-A REABILITÇÃO TERÁ QUE DAR UMA ATENÇÃO ESPECIAL NA :TRABALHO DA MOTRICIDADE,NO TRABALHO DE PERCEPÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL E SE PREOCUPAR COM EVOLUÇÃO DA AFETIVIDADE DO PACIENTE.
EXEMPLO DE PACIENTE AMPUTADO:
1)-APRESENTA UM COTO BOM,DE FORMA CÓNICA.
2)-TEM UMA POSTURA VICIOSA COM QUADRIL EM ADUÇÃO E ROTAÇÃO INTERNA DA PERNA.
3)-O OBJETIVO DA REABILITAÇÃO É O DE PREPARAR O COTO E EVITAR AS POSTURAS VCIOSAS.ESTAR VÃO INTERFERIR NO USO FUNCIONAL DA PROTESE._
Nenhum comentário:
Postar um comentário