sexta-feira, 9 de abril de 2021

DOR LOMBAR-O DISCO INTERVERTEBRAL

 

FONTES DA DOR LOMBAR-ESTRUTURAS QUE CAUSAM A DOR LOMBAR




AS ESTRUTURAS ANATÓMICAS QUE PROVAVELMENTE SÃO AS QUE MAIS CAUSAM DOR LOMBAR:


1-O DISCO INTERVERTEBRAL
2-ARTICULAÇÃO DAS FACETAS E ESTRUTURAS DE SUPORTE.
3-ARTICULAÇÃO SACROÍLIACA.
4-MUSCULOS E FASCIAS.
5-FATORES METABÓLICOS.
6-FATORES PSICOSOCIAIS.


AVALIAÇÃO DA DOR LOMBAR



O TRATAMENTO DAS PATOLOGIAS QUE ACOMETEM A COLUNA,SÃO NA MINHA OPINIÃO SEMPRE DIFÍCEIS,COMPLICADOS E DEMORADOS.A RAZÃO SE DEVE AO FATO DA PRESENÇA DA DOR.OU SEJA,ESTA INTERFERE NA PARTE PSICOLÓGICA DO PACIENTE.ELA INCOMODA E DEIXA O PACIENTE NUM ESTADO DE SOFRIMENTO E DE IMPACIÊNCIA.MAS GERALMENTE É DEVIDO A UM TIPO DE DOR ESPECÍFICA,QUE O FAZ PROCURAR ATENDIMENTO CLINICO.OU SEJA AQUELA QUE O INCOMODA ESPECIALMENTE DURANTE O REPOUSO NOTURNO.TAMBÉM AQUI TEM O FATOR DO LIMIAR DA DOR.SE ESTE É BAIXO CONTRIBUI PARA QUE O FAÇA O MAIS RÁPIDO POSSIVEL.
-A DOR NÃO ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM O GRAU DA LESÃO PRESENTE NA COLUNA.ISTO COMPROVADO POR MIM.POR EXEMPLO,EXISTEM PACIENTES COM HÉRNIA DISCAL E SÃO QUASE OU POUCO SINTOMÁTICOS.OUTROS SEM PRESENÇA DE HÉRNIA E TEEM SINTOMA DOLOROSO ACENTUADO.
-POR CAUSA DO QUE CITEI ACIMA,É QUE FALAR SOBRE DOR AO NIVEL DA COLUNA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS FISIOTERAPEUTAS.A DOR É UM PROCESSO CONSTANTE E PRESENTE NO NOSSO DIA  A DIA,DOS NOSSOS PACIENTES.PODE-SE DIZER QUE A PRESENÇA DELA  É UM DOS FATORES MAIS IMPORTANTES PELA   PROCURA DE UMA REABILITAÇÃO FISIOTERÁPICA.
-POR ISSO FALAR DE DOR E SABER O QUE É,COMO SE MANIFESTA E SEUS EFEITOS NO PACIENTE É MUITO IMPORTANTE PARA CONSEGUIRMOS REALIZAR UMA BOA REABILITAÇÃO.


DOR LOMBAR E TRATAMENTO

O TRATAMENTO E REABILITAÇÃO DAS PATOLOGIAS DA COLUNA E ESPECÍFICAMENTE DA LOMBAR,NÃO É TÃO SIMPLISTA COMO PARECE.AINDA QUE INFELIZMENTE SE VEJA A TODO O MOMENTO ALGUEM FALANDO QUE ISTO OU AQUILO,RESOLVE.NÃO EXISTE,NA MINHA OPINIÃO,UMA TÉCNICA ATUAL QUE TENHA  A SOLUÇÃO PARA TRATAR DEFENITIVAMENTE UM PROBLEMA DE COLUNA.DEVIDO AOS DIVERSOS ELEMENTOS ENVOLVIDOS:VERTEBRAS,DISCOS,NERVOS,ALTERAÇÕES BIOQUIMICAS, FISIOLÓGICOS ,E PRESENÇA DA DOR, TORNA  E DIFICULTA  O PROCESSO DE REABILITAÇÃO. 


AS DIFICULDADES DE SE LOCALIZAR  UMA DOR LOMBAR

A DOR LOMBAR É FREQUENTEMENTE CAUSADA PELA INCOMPETENCIA DAS ESTRUTURAS E DOS TECIDOS MOLES.ALGUNS AUTORES ACREDITAM QUE A DOR É INICIADA OU INDUZIDA POR UM TRAUMA MECANICO.DESSA FORMA É MUITO DIFICIL NA MAIORIA DOS PACIENTES,LOCALIZAR-SE A CAUSA DA DOR LOMBAR.E PORQUE NÃO CONSEGUIMOS LOCALIZAR?PODE-SE CITAR VÁRIOS FATORES QUE ESTÃO PRESENTES NA COLUNA E QUE DIFICULTAM IDENTIFICAR A REAL CAUSA DA DOR:
A)-O PRIMEIRO--
A DOR LOMBAR RECORRENTE E OU CRÓNICA,RARAMENTE ESTÁ ASSOCIADA A LESÕES ÓSSEAS.APESAR DA PRESENÇA DE ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS OU DE OSTEOPOROSE,NEM SEMPRE ESTAS ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADAS COM A DOR LOMBAR.EXISTEM PACIENTES QUE TEEM OSTEOPOROSE OU ARTRITE E NÃO TEEM QUALQUER SINTOMA DOLOROSO. 
B)-O SEGUNDO-
A COLUNA TEM A PRESENÇA DE UMA INERVAÇÃO DIFUSA E ENTRELAÇADA.COM ISSO FICA DIFICIL IDENTIFICAR O LOCAL EXATO DA LESÃO,COM BASE NA DESCRIÇÃO DO PACIENTE OU AO EXAME FISICO.SÓ SE CONSEGUE IDENTIFICAR ATRAVÉS DA IRRITAÇÃO DAS RAIZES NERVOSAS QUE VAI PRODUZIR OS SINTOMAS OU OS DEFICITS FUNCIONAIS AO LONGO DA DISTRIBUIÇÃODOS NERVOS.
C)-O TERCEIRO-
OS ESPASMOS MUSCULARES QUE OCORREM,VÃO NA MAIOR PARTE DAS VEZES PROTEGER A COLUNA LESIONADA ,DE OUTROS DANOS. É ESTE ATO DE PROTEÇÃO QUE VAI MASCARAR E IMPEDE SABERMOS QUAL A REAL CAUSA DA DOR.O ESPASMO É DOLOROSO ,MAS OS MUSCULOS NÃO SÃO LESADOS.
D)-O QUARTO-
A DOR LOMBAR PODE TER ORIGEM EM UM OU VÁRIOS LUGARES ANATÓMICOS:DISCO,FACETAS ARTICULARES,JUNÇÕES MIOFASCIAIS,ARTICULAÇÃO SACRO-ILÍACA.ESTAS ESTRUTURAS POSSUEM CARACTERISTICAS ESPECÍFICAS QUE NOS DÃO EXPLICAÇÕES PARA  A PRESENÇA DA DOR PERSISTENTE.
CONCLUSÃ0:OS ESTUDOS NOS REVELAM QUE A DETERIORIZAÇÃO TISSULAR É QUE SE CONSTITUI NA CARACTERISTICA DA DOR LOMBAR. 





1-O DISCO INTERVERTEBRAL


CONSTITUIÇÃO DO DISCO


1-PARTE INTERNA-
QUE É AQUOSA E TEM UM PH ÁCIDO,CHAMADA DA NUCLEO PULPOSO.
2-PARTE EXTERNA
QUE É FIBROELÁSTICA E RICA EM TERMINAÇÕES NERVOSAS.

A IMPORTÃNCIA DO DISCO INTERVERTEBRAL 

NA ORIGEM DAS DORES É MUITO SIGNIFICATIVA.ELA CORRESPONDE E É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 85% DAS CAUSAS DE DORES LOMBARES.QUAIS SÃO AS CAUSAS DAS DEGENERAÇÕES DISCAIS:
1-FATOR ENVELHECIMENTO
O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO LEVA  A UMA DEGENERAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO DISCO.NO ENTANTO NÃO É ESTE O RESPONSÁVEL DIRETO PELA FONTE DA DOR LOMBAR. 
2-AS LESÕES PERIFÉRICAS
OBSERVAÇÕES PÓS-MORTEM REVELARAM QUE AS CHAMADAS  LESÕES PERIFÉRICAS SÃO UMA FONTE IMPORTANTE QUE OCASIONAM A DEGENERAÇÃO DO DISCO.MAS E O QUE SÃO LESÕES PERIFÉRICAS?É O ROMPIMENTO NA JUNÇÃO DO ÂNGULO FIBROSO DO DISCO E DO CORPO VERTEBRAL.
AS LESÕES PERIFÉRICAS DESENVOLVEM-SE NOS LOCAIS DO DISCO,AONDE OCORRE MAIOR FORÇA DE COMPRESSÃO DISCAL.OU SEJA DURANTE OS MOVIMENTOS DA COLUNA DE FLEXÃO COM ROTAÇÃO LOMBAR. A POSIÇÃO DE FLEXÃO ANTERIOR MAIS A INCLINAÇÃO LATERAL,SÃO O FATOR DESENCADEANTE MAIS COMUM DE DOR LOMBAR.
3-INFLAMAÇÃO E OS AGENTES QUMICOS
COMO OCORRE UMA DOR PROLONGADA QUE SE SENTE NA COLUNA?DEVIDO HÁ LESÃO DISCAL,IRÃO OCORRER ALTERAÇÕES BIOLÓGICAS.
3.1-O NUCLEO PULPOSO TEM PH ÁCIDO E QUANDO OCORRE O ROMPIMENTO DO ANULO FIBROSO DISCAL,O NUCLEO PULPOSO EXTRAVASA(VAZA).ESTE PH ÁCIDO IRÁ CAUSAR IRRITAÇÃO DAS ESTRUTURAS NERVOSAS LOCAIS.O ÁCIDO ESTIMULA AS TERMINAÇÕES NERVOSAS LIVRES,OS NOCICEPTORES É QUE DETETAM O ESTIMULO NOCIVO.A ACIDEZ AUMENTA O ESTIMULO NOCIVO ,QUE É INTERPRETADA COMO DOR PELOS CENTROS SUPERIORES.






HÉRNIA DISCAL


SÃO LESÕES QUE OCORREM AO NIVEL DO DISCO INTERVERTEBRAL,PODEMOS TER VÁRIOS TIPOS DE HÉRNIA:
1-PROTUSA-É A MAIS COMUM.O DISCO SOFRE PERDA DO SEU FORMATO NORMAL.A SUA BASE FICA MAIS LARGA E TOCA NAS ESTRUTURAS NERVOSAS,NÃO APRESENTA FISSURAS DO ANULO FIBROSO.
2-EXTRUSA-HÁ A PRESENÇA DE FISSURA DO ANEL FIBROSO.O NUCLEO JÁ EXTRAVASADO,GERA MUITA DOR E É INCAPACITANTE.
3-SEQUESTRADA-HÁ UMA GRANDE FISSURA DO ANEL FIBROSO E O NUCLEO PULPOSO EXTRAVA PARA DENTRO DO CANAL VERTEBRAL

PODEMOS  DE MODO SIMPLIFICADO DIZER QUE UMA HÉRNIA PODE ORIGINAR O APARECIMENTO DE SINTOMAS DOLOROSOS QUANDO;
1-POR ABAULAMENTO DO DISCO INTERVERTEBRAL.
ESTE VAI CAUSAR DISTENSÃO DAS FIBRAS NOCICEPTIVAS PRESENTES NO ANULOFIBROSO.VAI FAZER COM QUE OCORRA DOR E ESPASMOS MUSCULARES.TAMBÉM PODE COMPRIMIR AS ESTRUTURAS NERVOSAS,E COM ISSO APARECE DOR QUE SE IRRADIA PARA AS PERNAS.
2-POR CAUSA DO ROMPIMENTO DO ANEL FIBROSO
AO SE ROMPER O ANEL FIBROSO,HÁ O EXTRAVAZAMENTO DO NUCLEO PULPOSO.EXERCERÁ PRESSÃO SOBRE AS ESTRUTURAS NERVOSAS E COM A INFLAMAÇÃO LOCAL,SE ORIGINARÁ A DOR.

CONCLUI-SE QUE AS CAUSAS DA DOR LOMBAR SÃO:UMA COMBINAÇÃO DE MEDIADORES QUIMICOS E ELEMENTOS NOCICEPTIVOS  NEURAIS DO DISCO,QUE EM CONJUNTO COM OS MECANISMOS DE IMPOSIÇÃO DE FORÇAS,OCASIONAM A DOR.






O TRATAMENTO FISIOTERÁPICO

EXISTE DÚVIDA COM RELAÇÃO AO TRATAMENTO FISIOTERÁPICO NA FASE AGUDA.EXISTEM MUITOS PROFISSIONAIS MÉDICOS QUE NESTA FASE RECOMENDAM SÓMENTE REPOUSO ABSOLUTO.
MAS SERÁ QUE TEM QUE SER ASSIM?NÃO NECESSÁRIAMENTE.O PACIENTE MESMO NESTA FASE AGUDA ,ALÉM DOS PROCEDIMENTOS PARA REGRESSÃO DA DOR,NÃO PRECISA FICAR SÓ DE REPOUSO.O PACIENTE NÃO PRECISA DE FAZER 10 SESSÕES OBRIGATÓRIAMENTE DE ANALGESIA E RELAXAMENTO.PODE SIM REALIZAR ATIVIDADES.PODEMOS REALIZAR O TRATAMENTO COM MOBILIZAÇÃO PRECOCE.ESTA PODE INICIAR DE FORMA PASSIVA OU ATIVA.OS ATIVOS VÃO PERMITIR AO PACIENTE CONTROLAR O SEU NIVEL DE DOR.

A IMPORTANCIA DOS EXERCICIOS TERAPÊUTICOS

A IMPORTANCIA ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM O OBJETIVO DE MELHORARMOS A  HIDRATAÇÃO E A TROCA DE FLUIDOS A NIVEL DO DISCO.É PRECISO CORRIGIRMOS A  ACIDEZ PRESENTE NO DISCO.
A HIDRATAÇÃO DO DISCO AVASCULARIZADO SÓMENTE PODE SER CONSEGUIDA PELA CHAMADA BOMBA FISICA.ISSO OCORRE COM A REALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS DA COLUNA,ISSO VAI MELHORAR A TROCA INTERNA E EXTERNA DE FLUIDOS DO DISCO.CORRIGINDO-SE A ACIDEZ,DIMINUI-SE OS ESTIMULOS NOCICEPTIVOS,LOGO DIMINUI-SE A DOR E DO PROCESSO INFLAMATÓRIO.POR TUDO ISSO É QUE É IMPORTANTE A REALIZAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TRATAMENTO AONDE SE INCLUA TAMBÉM OS EXERCICIOS TERAPÊUTICOS.






==========================================================================


DOWNLOAD-EBOOKS DE ORTOPEDIA




TITULOS PARA DOWNLOAD
EXAME FÍSICO em ORTOPEDIA - Tarcisio Eloy
Exame fisico em ortopedia
Exercícios terapêuticos kisner
Exercícios Terapêuticos-KISNER
Reabilitação de Fracturas da Tíbia e Peróneo
Fisioterapia - Musculos, Provas e Funcoes-5 ed-Kendall
FISIOTERAPIA APLICADA A REUMATOLOGIA
FISIOTERAPIA EM TRAUMATOLOGIA ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA - CARRIL
Fisioterapia Ortopédica Exame, Avaliacao e intervencao 2 edicao Mark Dutton
Guia fotográfico de testes e avaliação ortopédica
INTRODUÇÃO A FISIOTERAPIA DA DOR
KAPANJI-MEMBRO SUPERIOR-volume 1
kAPANJI-TRONCO E COLUNA VERTEBRAL-volume 3
KENDALL - Músculos_provas e funções 5ed
MANUAL BÁSIO DE ORTOPEDIA
Manual de goniometria-amelia marques
MANUAL DE TRAUMA ORTOPEDICO
MEMBRO INFERIOR-volume 2
NETTER - Ortopedia
Netter Ortopedia
Ortopedia e Traumatologia - Princípios e Práticas - Sizínio - 4Ed
Ortopedia e Traumatologia - Sizínio 4ed
Ortopedia e Traumatologia.FRP-jose volpon-2016
Ortopedia Pediatrica
Ortopedia
Ortopedia_e_Traumatologia__Temas_Fundamentais_e_Reabilitao__596p.
Ortopédica, Propedêutica - Hoppenfeld - 1ed
Pratica da Reabilitação Musculoesqueletica-David Magee
Propedêutica Ortopédica e Traumatológica
Radiologia Ortopédica - Uma Abordagem Prática 6 edicao
Semiologia_ortopedica
Tecnicas de avaliação musculo esqueletica- - PALMER, M. Lynn; EPLER, Marcia
Testes Ortopédicos e Neurológicos - Cipriano - 5ed
Testes Ortopédicos em Fisioterapia 2Ed
Testes Ortopedicos em Fisioterapia-Chad cook
Testes Ortopédicos para Concursos - Final
Tratado de ortopedia
Tratado de ortopedia-Moisés Cohen
Tratamento_e_Reabilitacao_de_Fraturas_Ho
Trauma
Traumatologia de Tornozelo e Pé.key











Nenhum comentário:

Postar um comentário

DOR LOMBAR-PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIAL

A IMPORTÂNCIA DA DOR LOMBAR NA SAÚDE PUBLICA E NAS ATIVIDADES LABORAIS  DEVIDO AO GRANDE IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA NACIONAL E MUNDIAL,VOU INI...