O PÓS-OPERATÓRIO DA AMPUTAÇÃO E FASES DE REABILITAÇÃO
É MUITO IMPORTANTE A INTERVENÇÃO FISIOTERAPEUTICA NESTES PACIENTES,LOGO NO PÓS-OPERATÓRIO.SE NÃO FOREM REALIZADOS ESTES PROCEDIMENTOS,O COTO NÃO FICARÁ FUNCIONAL.NÃO SE AJUSTARÁ Á PROTESE.O PACIENTE FICARÁ COM POSTURA VICIOSA.TERÁ DIFICULDADES PARA USAR A PROTESE .ASSIM O PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL SERÁ MAIS DIFICIL.AS SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS TAMBÉ VÃO SE TORNAR BEM MAIS DIFICEIS.
EXISTEM DUAS FASES DA REABILITAÇÃO,QUE PODEMOS DIVIDIR DIDÁTICAMENTE APÓS A REALIZAÇÃO DA AMPUTAÇÃO,CITO :
A-PRIMEIRA FASE-PRÉ PROTÉTICA.
B-SEGUNDA FASE-DA REABILITAÇÃO PROTÉTICA.
A-PRIMEIRA FASE-A REABILITAÇÃO PRÉ-PROTÉTICA
É A FASE REABILITATIVA REALIZADA ENTRE O PÓS-CIRÚRGICO IMEDIATO E A COLOCAÇÃO DA PROTESE.MAS QUANDO HOUVER A OPORTUNIDADE NO CASO DE CIRURGIAS ELETIVAS,DEVEMOS REALIZAR JÁ UMA INTERVENÇÃO FISIOTERÁPICA.TEM ESTA FASE O OBJETIVO DE :
A.1-O DE OBTER UM REFORÇO MUSCULAR GLOBAL.
A.2-MELHORA DO QUADRO CARDIO-RESPIRATÓRIO.
A.3- E ORIENTAÇÕES PARA O PÓS OPERATÓRIO DO PACIENTE.
1)-O POSISIONAMENTO DO COTO
É MUITO IMPORTANTE VERIFICAR E ORIENTAR SOBRE A POSIÇÃO DO COTO.ISTO EVITARÁ A FORMAÇÃO DO EDEMA E POSSIVEIS DEFORMIDADES.
AO NIVEL DOS MMSS-
DEVE-SE SEMPRE PROCURAR POSICIONAR O COTO PARA EVITAR A INSTALAÇÃO DE POSTURAS VICIOSAS E GRANDES ENCURTAMENTOS MUSCULARES.PARA ISSO PROCURAR COLOCAR O COTO :
A-SEMPRE ACIMA DO NIVEL DO CORAÇÃO.
B-NO CASO DE AMPUTAÇÃO DO ANTE-BRAÇO EVITAR A FLEXÃO DO COTOVELO.POR ISSO PROCURAR SEMPRE POSICIONAR O BRAÇO NUMA POSIÇÃO DE EXTENSÃO DA ARTICULAÇÃO DO COTOVELO.
AO NIVEL DOS MMII-
GERALMENTE SÃO AS AMPUTAÇÕES DE MEMBROS IMFERIORES,PRINCIPALMENTE A NIVEL DE ARTICULAÇÃO DE JOELHO,DEPOIS AS DO TORNOZELO E ARTELHOS.,QUE MAIS SE ATENDE A NIVEL DE CLINICA.O MEU FOCO NESTE POST ENFATIZA MAIS A REABILITAÇÃO A ESTES NIVEIS ARTICULARES.
PARTICULARMENTE NUNCA ATENDI NENHUMA AMPUTAÇÃO TOTAL DE MEMBRO SUPERIOR E OU INFERIOR,POR ISSO DEIXAREI PARA OUTRA OPORTUNIDADE PARA FALAR SOBRE ESTE ASSUNTO.
ENTÃO NO CASO DOS MMII,PRINCIPALMENTE COM FOCO A NIVEL DE ARTICULAÇÃO DO JOELHO DEVE-SE,CITO:
A-SEMPRE DEITAR O PACIENTE EM COLCHÃO FIRME.
B-O COTO DEVE FICAR ESTENDIDO E ALINHADO AO CORPO.DEVE-SE EVITAR O PADRÃO VICIOSO DE FLEXO-ADUÇÃO DO QUADRIL.
C-ELEVAR A CAMA EM POSIÇÃO DE TRENDELENBURG PARA FACILITAR O RETORNO VENOSO.COM ISSO FAZEMOS A DEGRAVITAÇÃO DOS MMII.
D-NA AMPUTAÇÃO AO NIVEL DO JOELHO,NA POSIÇÃO DE DECÚBITO DORSAL NÃO COLOCAR OU ORIENTAR PARA NÃO USAR TRAVESSEIROS DEBAIXO DO COTO.COM ISSO EVITA-SE A POSTURA VICIOSA DA FLEXÃO DO JOELHO.
E-NA POSIÇÃO DE DECÚBITO VENTRAL,JÁ É ACONSELHÁVEL USAR,PORQUE FORÇA A MANTENÇÃO DA EXTENSÃO DO JOELHO.
2)-ENFAIXAMENTO
O ENFAIXAMENTO É UM PROCEDIMENTO TAMBÉM MUITO IMPORTANTE E ATRAVÉS DELE OBJETIVA-SE:
A-OBTER UM COTO MAIS CONIFICADO(EM FORMATO DE UM CONE).
B-CONSEGUIR REDUZIR O EDEMA PÓS-OPERATÓRIO.
C-VISAR A ESTIMULAÇÃO TÁTIL DO COTO.ATRAVÉS DISSO CONSEGUE-SE DIMINUIR A SENSAÇÃO-FANTASMA.
D-SÃO UTILIZADAS FAIXAS ELÁSTICAS,LOGO APÓS A RETIRDA DO DRENO E CICATRIZAÇÃO DA SUTURA.O ENFAIXAMENTO DEVE SER USADO POR TEMPO PROLONGADO.RETIRADO SÓ PARA REALIZAÇÃO DA HIGIENE E QUANDO DA REALIZAÇÃO DA TERAPIA.
E-A COLOCAÇÃO DA FAIXA PODE SER NA FORMA CIRCULAR OU NA FORMA DE OITO.A PRESSÃO É MAIOR NA PARTE DISTAL DO COTO E VAI DIMINUINDO PARA A PARTE PROXIMAL.
NO ENFAIXAMENTO DEVEMOS ESTAR ATENTOS PARA:
E.1-NÃO DEIXAR A FAIXA MUITO APERTADA,PARA EVITAR AS AREAS DE HIPERPRESSÃO.
E.2-A JUNÇÃO DAS FAIXAS TEM QUE SER CORRETA,PARA SE EVITAR A FORMAÇÃO DE ORELHAS NAS LATERAIS DO COTO.
E.3-CUIDADO PARA NÃO DEIXAR A FAIXA MUITO FROUXA,PORQUE SE ASSIM ESTIVER,SAIRÁ FÁCILMENTE DO COTO.
3)-MASSAGEM TERAPEUTICA
A REALIZAÇÃO DA MASSAGEM A NIVEL DO COTO É MUITO IMPORTANTE.PODEMOS REALIZAR TANTO UMA MASSAGEM SUPERFICIAL E OU PROFUNDA.USADA COM A FINALIDADE DE :
3.1-AJUDAR NA DRENAGEM DO EDEMA PÓS OPERATÓRIO.
3.2-IMPEDIR A INSTALAÇÃO DE ADERÊNCIAS.
3.3-PARA DESSENSIBILIZAÇÃO DO COTO,ATRAVÉS DO ESTIMULO TÁTIL E DOLOROSO.
3.4-VISAR A DIMINUIÇÃO DA DOR-FANTASMA.
4)-CINESIOTERAPIA
A CINESIOTERAPIA É REALIZADA DESDE O PRIMEIRO DIA DO PÓS OPERATÓRIO,INICIANDO COM EXERCICIOS PASSIVOS,PARA MANTER AS ADMS.REALIZAÇÃO DE EXERCICIOS ATIVOS ,COM OBJETIVO DE MANTER O CONDICIONAMENTO FISICO GERAL DO PACIENTE.
-NO SEGUNDO DIA DO PÓS-OPERATÓRIO,DEVE-SE COMEÇAR A COLOCAR O PACIENTE SENTADO EM ORTOSTATISMO GRADATIVO.ISTO PERMITIRÁ QUE SE REESTABELEÇAM AS CONDIÇÕES VASOMOTORAS E O EQUILIBRIO.
-QUANDO FOREM RETIRADOS OS PONTOS,OS EXERCICIOS JÁ PODEM SER RESISTIDOS MANUALMENTE,EVOLUINDO PARA USO DE CARGA,PARA SE BUSCAR O FORTALECIMENTO MUSCULAR.
5)-ORIENTAÇÕES PARA O PACIENTE
É MUITO IMPORTANTE QUE O PACIENTE SEJA ORIENTADO PARA A REALIZAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS.QUE DEVE HIGIENIZAR O COTO TODOS OS DIAS,POSICIONAMENTO NO LEITO,QUER EM DECUBITO DORSAL QUANTO NO VENTRAL.EVITAR O USO DE TRAVESSEIROS DEBAIXO DO JOELHO PARA EVITAR FLEXÃO DO JOELHO POR EXEMPLO.ISTO AJUDA NA EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO.PARA NÃO PERMANECER DEITADO NA MAIOR PARTE DO DIA.ENFIM PEQUENAS ORIENTAÇÕES QUE AJUDARÃO MUITO O PACIENTE.
CONCLUO
SE NESTA FASE PRÉ-PROTÉTICA FOREM REALIZADOS ESTES PROCEDIMENTOS TERAPEUTICOS,COM TODA CERTEZA QUE IREMOS TER AO FINAL DESTA FASE, UM COTO FUNCIONAL.OU SEJA UM COTO,EM FORMA DE CONE,SEM ORELHAS,COM UMA BOA MUSCULATURA E SEM POSTURA VICIOSA . APTO E COM AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA O PACIENTE PASSAR PARA A PRÓXIMA FASE A DA REABILITAÇÃO PROTÉTICA.FASE NA QUAL IREMOS PREPARAR O PACIENTE PARA O USO DA PROTESE DEFENITIVA.
AMPUTAÇÃO TRANSTIBIAL DO JOELHO
EXEMPLO DE UM COTO QUE TEM FORMA CONICA,MAS É UM COTO FLÁCIDO E QUE APRESENTA A CHAMADA PRESENÇA DE "ORELHAS".
-ESTE PACIENTE CHEGOU PARA DAR CONTINUIDADE Á SUA REABILITAÇÃO,NA SEGUNDA FASE:PROTÉTICA,MAS COM ESTES PROBLEMAS NO COTO,NAÕ CONSEGUIA FAZER USO DE PROTESE.
-COM HIPOTROFIA MUSCULAR .
OBSERVA-SE QUE O PACIENTE NÃO REALIZA EXTENSÃO TOTAL DO JOELHO

Nenhum comentário:
Postar um comentário