QUE PODEMOS CONSTATAR SOBRE TÉCNICAS E RESULTADOS PARA REABILITAÇÃO DE HÉRNIA DISCAL!
INTRODUÇÃ/OPINIÃO PROFISSIONAL
QUERO PRIMEIRAMENTE SALIENTAR QUE ESTA OPINIÃO É BASEADA E ENBASADA PELA MINHA EXPERIÊNCIA DE 30 ANOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.
HOJE COMENTAREI SOBRE O TRATAMENTO E OU REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO CLÍNICO DE HÉRNIA DISCAL.O MESMO SERÁ BASEADO NAS OCORRÊNCIAS MAIS COMUNS,QUE SÃO AS HÉRNIAS CERVICAIS E AS LOMBARES.
AS HÉRNIAS DISCAIS LOMBARES CONSTITUIRAM A MAIOR PORCENTAGEM DE CERCA DE 70% E AS HÉRNIAS CERVICAIS 30%.
PACIENTE/SINTOMAS E TRATAMENTO
CONSTATA-SE QUE A REAÇÃO DO PACIENTE PERANTE A PRESENÇA DESTA PATOLOGIA É MUITO DIVERSIFICADA.A SINTOMATOLOGIA NÃO ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM O TIPO OU GRAVIDADE DA LESÃO.
POR EXEMPLO UM PACIENTE PODE TER UMA HÉRNIA EXTRUSADA E TER POUCO SINTOMA DOLOROSO.OU TER UMA HÉRNIA PROTUSA E TER QUADRO ÁLGICO ACENTUADO.
PELO QUE PUDE OBSERVAR A PARTE PSICOLOGICA DO PACIENTE ASSOCIADO AO BAIXO LIMIAR DA DOR TEM E ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADO.
QUANDO O PACIENTE É DO TIPO MAIS IMPACIENTE,QUER RESULTADOS MAIS MEDIATICOS,ESSE É O QUE APRESENTA MAIORES DIFICULDADES PARA SUPORTAR E ACEITAR A SITUAÇÃO.AQUELE QUE É MAIS CALMO,MAIS TRANQUILO,TEM TENDÊNCIA A ACEITAR A SITUAÇÃO E ATÉ MESMO O TRATAMENTO.
ISSO É UM FATOR QUE DEVEMOS ESTAR ATENTOS E OBSERVAR Á NOSSA AVALIAÇÃO.
A MAIORIA DOS PACIENTES NÃO TEM PACIÊNCIA PARA REALIZAR E CUMPRIR O PROGRAMA DE TRATAMENTO .ISSO INFELIZMENTE É MUITO RUIM TANTO PARA O FISIOTERAPEUTA,QUANTO PARA O PACIENTE.
TÉCNICAS/EFEITOS TERAPÊUTICOS
FALAR DE TÉCNICAS E SEUS EFEITOS TERAPÊUTICOS É ALGO QUE DEVEMOS QUESTIONAR SIM.
EXISTEM DIVERSAS TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO DE HÉRNIA DISCAL,CITO, PATOLOGIAS DE COLUNA E CADA UMA SE APRESENTA COMO A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA.
E NÃO É SÓ ISSO.O ALTO CUSTO QUE O PROFISSIONAL TEM PARA PODER OBTER O DIPLOMA PARA USAR DETERMINADA TÉCNICA.
MUITO TENHO OBSERVADO,ANALIZADO,APLICADO SOBRE AS TÉCNICAS QUE ESTÃO POR AÍ SE APRESENTANDO COMO DISSE COMO A GRANDE SOLUÇÃO PARA ESTE TRATAMENTO.
O QUE PUDE CONSTATAR É QUE NA VERDADE NÃO SE PODE DIZER QUE ESTA OU AQUELA É MELHOR QUE A OUTRA.NENHUMA DELAS TEM A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA.ATÉ PORQUE MUITAS VEZES,UMA TÉCNICA APLICADA PARA UM PACIENTE,NÃO É ACEITA POR OUTRO.O EFEITO QUE PODE SER VISTO NUM,NÃO É PRESENCIADO NO OUTRO.
,CONCLUSÃO
NÃO PENSE VOCÊ,PROFISSIONAL QUE SER ESPECIALISTA E FAZER USO DE UMA DETERMINADA TÉCNICA TE FARÁ CONSEGUIR ALCANÇAR OS TEUS OBJETIVOS TERAPÊUTICOS.QUE A TUA TÉCNICA É MELHOR QUE A DO TEU COLEGA.LONGE DISSO.
A REABILITAÇÃO DO PACIENTE PORTADOR DESTA PATOLOGIA,NA MINHA OPINIÃO É UMA DAS REABILITAÇÕES MAIS DIFICEIS DE SE REALIZAR.
COMO CITEI ANTERIORMENTE ,PODE CONSIDERAR A TUA TÉCNICA COMO A MELHOR DE TODAS,MAS AÍ ESBARRA COM A NÃO ACEITAÇÃO DO PACIENTE A ELA .ASSOCIADO AO SEU ESTADO PSICOLÓGICO AFETADO,O QUE A TUA TÉCNICA PODERÁ FAZER?
EU,PARTICULARMENTE OBSERVEI QUE REALIZAR UMA ABORDAGEM TERAPÊUTICA MAIS CONSERVADORA,MAIS BÁSICA ÁS VEZES TRAZ MELHORES RESULTADOS.OPTAR PELO SIMPLIFICAR,NÃO COMPLICAR O TRATAMENTO,ADEQUAR O MESMO AO QUADRO ÁLGICO DO PACIENTE E ACIMA DE TUDO Á IDADE DO MESMO.PENSE NA DIFICULDADE DE UM PACIENTE UM POUCO ACIMA DO PESO,FAZENDO POR EXEMPLO RPG.COLOQUE-O NUMA POSIÇÃO SENTADA ESTÁTICA.A MAIORIA DELES NEM CONSEGUE SENTAR E FAZER A POSIÇÃO DE BORBOLETA.
A MAORIA ,MAIS DE 90% DOS PACIENTES,APRESENTAM SEVEROS ENCURTAMENTOS MUSCULARES E DIMINUIÇÃO DA MOBILIDADE ARTICULAR.ACRESCENTA A DOR,O QUE PODE-SE FAZER?
AÍ VOCÊ DIZ :VOU APLICAR A MINHA TÉCNICA E PRONTO!CERTAMENTE QUE SE SUA ABORDAGEM FOR ESSA O PACIENTE NÃO FICARÁ MUITO TEMPO REALIZANDO O TRATAMENTO E DESISTIRÁ
É IMPORTANTE NOS RECICLARMOS E SEMPRE EVOLUIR PROFISSIONALMENTE.MAS MAIS IMPORTANTE É ESTARMOS ABERTOS E ACEITAR QUE NÃO HÁ NENHUMA TÉCNICA MELHOR QUE A OUTRA E QUE GARANTA OS MELHORES RESULTADOS TERAPEUTICOS .A MELHOR TÉCNICA É AQUELA QUE SE ADAPTA AO SEU AO SEU PACIENTE E QUE ATRAVÉS DELA CONSIGA OS SEUS OBJETIVOS DE TRATAMENTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário